BRASILIA: Santuário de Dom Bosco


São João Belchior Bosco é o segundo Padroeiro de Brasília. Em sua homenagem foi erguido o SANTUÁRIO DE DOM BOSCO 


 
Edificado a partir de uma estrutura de 80 colunas revestidas de vitrais em 12 tonalidades de azul, complementadas por 4 colunas (nos ângulos) róseas e por portas em ferro e bronze, foi pensado para contar apenas com a iluminação natural durante o dia. O interior é belíssimo, especialmente nos momentos em que o sol adentra pelos vitrais, dando um efeito de cores e luzes fascinante. No centro pende um lustre formado por 7.400 peças de cristal murano, com 3,5 metros de altura e 5 metros de diâmetro – esplendoroso, que durante o dia se ilumina pela luz do sol e a noite parte dele a iluminação que refletirá as cores dos vitrais – representa Jesus.   
 
 
 

Quando estive lá pela primeira vez os efeitos do sol nos vitrais não estavam tão expressivos, mas a luminosidade lançada sobre as imagens as deixavam levemente peroladas. Mas numa segunda visita fiquei maravilhada com os fachos de luz coloridos que eram lançados pelo contato da luz do sol nos vitrais por todos os cantos do santuário. As cores contrastam com o branco das imagens e com o mármore rosa do altar – que é formado por um bloco único de mármore de 10 toneladas. 
 
 
O Cristo crucificado foi entalhado em um único tronco de cedro de 4 metros. A escultura é do artista Golfredo Traller.


 
Há duas estátuas de 2 metros em mármore carrara, uma de Dom Bosco e outra de Nossa Senhora Auxiliadora.
 
 


O Rio Jordão se encontra representado por uma estrutura piramidal sobre a Pia Batismal, que lhe dá um tom contemporâneo. 
 
 
As portas são feitas em ferro e bronze, esculpidas com imagens que lembram o sonho de Dom Bosco (fachada principal) e passagens de sua vida (portas das laterais do templo).
 
 
 
No subsolo, além de salas para reuniões e uma loja de lembrancinhas – imagens, terços e outros de origem religiosa, bem como lembranças da Capital.
 
Fora o Santuário há a Ermida Dom Bosco, uma pequena Capela construída em 1957 e que é o primeiro templo de Brasília. Foi edificada a partir de projeto de Oscar Niemayer e às margens do Lago Paranoá, no ponto de passagem do paralelo 15º. Em 1883 Dom Bosco referiu ter sonhado que a Capital do Brasil estaria situada entre os paralelos 15 e 20 graus. Tantos anos após, isso se tornou realidade, sendo o mesmo designado segundo Patrono da nova Capital Federal (a Padroeira é Nossa Senhora Aparecida), recebendo a Ermida como um primeiro e pequeno templo e, posteriormente, o Santuário como uma homenagem mais elaborada e capaz de reunir um maior número de fiéis. Como se vê, antes mesmo de Nossa Senhora Aparecida receber a Catedral como sua morada, Israel Pinheiro (diretor da NOVACAP - Nova Capital) colocou as obras de construção de Brasília sob a proteção de Dom Bosco, designando o primeiro lote de materias que chegou ao canteiro de obras para a construção da Ermida.

Bom, na minha família há a tradição de fazer três pedidos em cada Igreja visitada pela primeira vez. Nas duas primeiras vezes que estive na cidade entrei em todas as Igrejas que fui encontrando pelo caminho e para não ser “desagradável”, resolvi repetir meus três pedidos em todas elas.  
Reconheço a importância histórica e arquitetônica da Catedral de Brasília – da qual falarei em outra oportunidade, mas paixão é paixão e a minha foi a primeira vista: Santuário de Dom Bosco.
 
 



8 comentários

  1. Que coisa mais lindaaaa!!!!!! Que cor tem essa Igreja, deve ser emocionante estar lá, rezar, partilhar desse espaço!!! Querida, muito lindo o post. Simples e com uma cor mais que especial. Parabéns. Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, seus comentários foram carinhosos e generosos, sem dúvida. Essa visita foi apaixonante e foi o primeiro lugar onde levei minha mãe posteriormente. A obra arquitetônica é belissima, a idéia e o significado - pq lá cada detalhe tem o seu simbolismo. Muito lindo o Santuário. Obrigada Ana.
      Paula

      Excluir
  2. Oi, vi seu blog e resolvi conhecê-lo. Estou gostando muito. Quando vi essas fotos logo fiquei emocionada, pois tb conheço o santuário. Fiquei emocionada pois foi a última viagem que fiz com minha mãe e ela era muito religiosa e ficou maravilhada com os vitrais. Ganhou mais uma seguidora. Um abraço. Maria

    ResponderExcluir
  3. O santuário é lindo mesmo e os vitrais inesqueciveis, por isso que digo que para mim foi paixão a primeira visita! Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Zeza 29de agosto 2012

    Fiquei encantada,já vi muitas igrejas,
    mas como o santuário de Dom Bosco!!!!!!!!!!
    Só por isso valeu a viagem ao brasil..

    ResponderExcluir
  5. Nossa primeira visita a Brasília, queremos apenas agradecer a Deus, por ter nos mostrado um lugar tão lindo e receptivo, sejam vos todos muito abençoados como fomos na missa da igreja,
    um grande abraço ao Pároco e sua equipe litúrgica, presentes de Deus. obrigado. 15 maio 2018.
    Saturnino e Miriam.

    ResponderExcluir

Para o Topo