CONVERSA DE BOTECO: os meus escolhidos em Brasilia

"Há cidades que são obras da Natureza, como o Rio.
Há outras, que são obras do Homem como São Paulo.
Mas raras são obras de Arte, como Brasilia".

José Bassul
*cardápio Bar Brasilia


Brasilia é um lugar apaixonante. Acho que o fato de ter sido planejada e construida no meio do nada, de ser fruto de um sonho, de uma aventura, a transforma em história viva. Mas como nem só de história vive o homem, o seu povo adora uma badalação.


Sou uma aficionada por barzinhos e restaurantes – gosto de curtir um papo com os amigos, tomar um refrigerante (sim, eu não bebo), beliscar um petisco e ver o movimento... Logo, em Brasília, como nos demais lugares, fomos atrás de informações sobre os melhores pontos de encontro da cidade.  Comento alguns, aqueles que indico com tranquilidade.

O primeiro e mais tradicional é o Bar Brasília. Famoso por seu chopp gelado foi inaugurado há uma década, mas com estilo de boteco carioca dos anos 50, parece bem mais antigo. É o point da boemia. Inteiramente decorado com peças de antiquário, que remetem ao charme dos anos 20 aos 50, está com suas mesas sempre lotadas. Logo na entrada você encontra o Ribamar, a estátua do garçom sorridente e acolhedor – paradinha obrigatória para um registro fotográfico.






O cardápio é amplo e em cada página trás uma observação sobre a cidade, pelas mãos de grandes personalidades, como Cacá Diegues, Afonso Arinos, José Bassul, entre outros. O logo do Bar Brasília é mais uma das obras de Ziraldo. Em todas as vezes que lá estive sempre reli cuidadosamente as frases lançadas no cardápio, pois Brasília é história viva e sempre emociona. Nele se encontram diversos pratos quentes, caldos, tira-gosto e bebidas. Ao longo da noite há rodadas de empadinhas e de kibes.

Há um armário de farmácia dos anos 20 onde se encontram as garrafas do Clube do Whisky, um lustre belíssimo que pertenceu ao primeiro edifício do Banco do Brasil em São Paulo, um espelho maravilhoso, entre tantos outros objetos. O ambiente é especial.



O Boteco, com suas paredes decoradas em azulejos brancos e azuis, está sempre bombando. Para aguardar por uma mesa, há um banco de praça. Grande parte da equipe foi trazida de Recife, onde está o original. A marca registrada da casa? As empadas – sempre quentes e saborosas. Mas há outros pratos, como arrumadinho de charque, fritada de caranguejo e caldinhos diversos. Numa área externa há uma churrasqueira, de onde saem assados de picanha, mas aprovei muito o tomate assado no espeto.




O Bar do Feitiço é um anexo do Restaurante Feitiço Mineiro (comentado no post da Comida Mineira). Á noite e aos sábados tem música ao vivo, às vezes só uma rodinha de samba, mas sempre com muita alegria. Serve toda a gama de comida de boteco. É um charme, descontraído e com um ambiente muito alegre.  O tempero é saboroso e vai de uma porção de torresmo crocante, a sanduiches. 

O Bar da Brahma tem movimento o dia inteiro, é a paradinha para o café ou chopp da tarde, da happy hour ou para a balada noturna. O nome já é uma marca. Segue a linha dos demais espalhados pelo Brasil, chopp gelado e seus complementos. Não tem o charme da originalidade do Bar Brasília, mas é movimentadissimo. Merece uma passadinha a caminho da balada.

O Devassa se encontra situado num lugar diferenciado, em área nobre e às margens do Lago Paranoá, no Pontão Lago Sul (há outra filial na Asa Sul). O carro chefe? O Chopp artesanal. Além dele os petiscos, a decoração estilizada e moderninha e os frequentadores, arrumadinhos para a balada. A casa recebe ao longo do dia – possui sacada e avarandado com vista para o Lago e para a Ponte JK. Depois de uma caminhada as margens do Lago, um chopp e um papo com os amigos formam um cenário perfeito. Aos domingos ferve, com grande movimentação e filas de espera. É ponto de encontro da alta sociedade e de figurinhas da política nacional.



"Minha geração teve o privilégio de viver sua juventude durante esses anos de ouro do século. O Brasil estava à nossa frente, tinha-se que correr atrás dele. Juscelino substituiu o vício da dor pela pedagogia do prazer".

Cacá Diegues
*cardápio Bar Brasilia 


3 comentários

  1. Hum,fiquei literalmente com agua na boca pra voltar em BSB..faz tantos anos que estive la...
    Uma boa semana,bjkas!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale... acho que retorno agora em setembro, mas só por uns dois dias. Lá é muito legal, especialmente quando é inverno por aqui, saio do tempo sombrio, do casaco e chego lá naquele calorão. É só felicidade!!! De todos, sou apaixonada pelo Bar Brasilia - gosto daquele estilo, do ar tradicional, da boemia... Abraços e uma ótima semana!!! Obrigada pela visita!!!
      Paula

      Excluir
  2. Agora me deu uma fomeee: a vida por um bolinho de bacalhau!!!

    ResponderExcluir

Para o Topo