Paz e Bem, inauguração Pousada Santa Clara


Conhecem Vila Flores, na Serra Gaúcha?

Eu não conhecia, até ser convidada para a inauguração da Pousada Santa Clara, no complexo Vila Capuchinhos. Foi uma experiência tão aprazível, gostosa mesmo, que decidi que merecia mais que umas postagens no Instagram. Cá estou, tirando a poeira desse espaço tão especial. E tirando com gosto, bem ao estilo antigo, com muitas fotos!



A Vila Capuchinhos habita nosso imaginário, por ser um local onde os frades franciscanos se estabeleceram e, por décadas, mantiveram um Seminário que educou muitos dos meninos da Serra Gaúcha. Ao contrário de outros locais do Estado, onde os estudos sempre foram colocados de lado nas primeiras décadas do século passado, nessa região as famílias solicitaram aos frades que instruíssem seus filhos. Mesmo famílias simples tiveram o alcance da importância da instrução para o futuro daqueles meninos e de suas famílias. Assim, sob a proteção de São Francisco, nasceu o que hoje chamamos de complexo turístico.



Nenhuma grande estrutura sobrevive sem recursos, hoje ou ontem. E, para manutenção dos frades e de seus alunos, todos trabalharam naquele espaço rural de modo a torná-lo próspero. Assim, videiras foram plantadas, dando origem a Cave dos Frades. Os vinhos, espumantes e tudo o mais que pudessem produzir e vender, servia para manter e fazer crescer aquele espaço de conhecimento. Espaço esse que chegou a contar com trezentos alunos internos. Plantações para subsistência, um moinho, muita fé e por décadas o Seminário dos Frades Capuchinhos se manteve sob as bênçãos de São Chico!





Quando os alunos partiram, restou uma grande estrutura, muitos frades, jovens e idosos, e a dúvida de como manter tudo e, ainda, continuar servindo aos pobres e necessitados.



Muitos viajantes solicitavam hospedagem, pois a região era carente de estrutura hoteleira. Assim, nasce a ideia de transformar o prédio principal na hoje Pousada São Francisco. Para tanto, os frades buscaram auxílio, conhecimento, e decidiram gerir sua estrutura como um negócio.

Nascia a Vila Capuchinhos Complexo Turístico, com a Pousada São Francisco e suas piscinas de águas termais. Deu certo? Deu, e o projeto cresceu.

Fomos, Viviane (Viajando pela Serra Gaúcha) e eu, acompanhar a inauguração da Pousada Santa Clara, no dia de Santa Clara de Assis. E, entre amigos, percorremos os caminhos, vivemos um tanto do que esse espaço oferecerá. 



O prédio, reconstrução de parte do complexo atingido por um incêndio há alguns anos, foi pensado para oferecer conforto e paz aos hóspedes. Espaços bem planejados, integrado à Pousada São Francisco, osteria, restaurante, piscinas, empório e Cave dos Frades, é parte de um projeto maior.






Nos próximos anos terá a Pousada São José e um parque de águas termais, com possibilidade de day use. Por enquanto, as piscinas são reservadas apenas aos hóspedes.


Recebendo a todos com o dizer Paz e Bem, o complexo é um espaço de paz, diversão e contato com a natureza.




Passeios de Benedetto (carroção) pela propriedade, piscinas termais, refeições na Osteria e uma experiência conduzida pelos Frades no interior da Cave dos Frades, estão entre os programas oferecidos.




A modernização da Cave dos Frades não retirou do espaço as Pipas Históricas, mantidas para a armazenagem do Vinho Santo, espaço onde oferecem jantares harmonizados. Nesses, os hóspedes terão a possibilidade de experienciar a harmonização dos vinhos e espumantes ali produzidos, e que por décadas colaboraram com o sustento do espaço de vivência e ensino, mas também o Vinho Santo (bebida doce, que se assemelha ao Vinho do Porto, é que ganha novo espaço quando harmonizado com sobremesas). Outro detalhe carinhoso é que, embora a Cave esteja tomada por modernos tanques de inox, as madeiras das antigas pipas revestem parte das paredes da Cave e de outros espaços do complexo, colaborando para que as histórias não se percam.





A estrutura da Pousada Santa Clara é confortável, acessível e deliciosa. As suítes são mobiliadas de forma moderna, em tons aprazíveis e possuem vista para o interior do complexo.





O café da manhã é servido no antigo refeitório, com os itens dispostos sobre o grande fogão a lenha, com mesas voltadas para o jardim.






Há salas para convivência, espaço do chimarrão, mas também outros pensados para contemplação e meditação. 






A Capela existente no complexo é um espaço de fé e leveza, especialmente quando a luz do sol penetra por seus coloridos vitrais. A Chiesa dela Porciúncula foi inspirada na Ermida onde São Francisco descobriu sua vocação (ou a vontade de Deus para sua Vida).


O espaço conta com muitas flores, gerânios e lavandas especialmente, além de oliveiras e limoeiros de sicilianos, todos num espaço guardado pelos olhares atentos e carinhosos de São Francisco e Santa Clara. 





Mas, num dos caminhos de entrada, temos a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, construída em 1958. Em seu revestimento interno, muitas bolitas (bolinhas de gude) e pedras da região. 


Os frades organizaram uma recepção, para autoridade, imprensa e convidados, para que todos pudessem conhecer o projeto, além de confraternizarem pela felicidade com a inauguração. 




A pequena cidade de Vila Flores cresceu no entorno da Vila Capuchinhos e hoje também vê nesse complexo turístico possibilidades ímpares de desenvolvimento, sem que percam a tranquilidade típica das pequeníssimas comunidades da região, onde o povo caminha sem pressa, as crianças correm livres e os moradores deixam os carros com os vidros abertos enquanto fazem compras ou vão ao banco. Local de muita paz, sem dúvida.

Agradeço aos Frades a receptividade, o cuidado e as palavras sempre cheias de levezas. Paz e Bem!


Informações:

Vila Capuchinhos Complexo Turístico

Rua do Seminário, 290 - Vila Flores / RS



















































Nenhum comentário

Para o Topo