Por Sampa, sempre uma nova descoberta: Vom Fass.


Sampa, como chamamos por aqui, sempre reserva lindas surpresas para mim. Figurinha carimbadíssima na minha história, lugar de muitas e deliciosas paixões, sempre enche meus dias de sorrisos, abraços, de cor e meu coração de aconchego. Lugar de encontros. 

Na última passadinha não foi diferente, foram dias repletos de encontros especiais. O almoço de sábado reservava uma revisitada ao grego para um almocinho com a Flora. Logo ela, que é "novidadeira" como diz, já se rendeu aos desejos dessa criatura repetitiva. 

Saímos de lá para uma caminhada até a confeitaria e, enquanto nos perdíamos pelos Jardins, nos achamos em sabores. 

Nós, eu e Flora, numa conversa animada e observando o super aclive que nos esperava ouvimos a Ná, lá atrás, chamando para vermos um achado. Sim, tínhamos passado papeando e nem percebemos a lojinha. Quando ela disse que queria espiar azeites, torci o nariz - tão eu, afinal! Voltamos. 


Voltamos, iup!!! 


Quando entrei na loja, recebida por um sorriso convidativo da vendedora Fátima, fiquei encantada. 

Muito menos preocupada com os azeites, especiarias, licores e grappas, do que com os expositores onde estão acondicionados os produtos, claro. O layout é convidativo, os expositores são uma graça e as garrafas e vidrinhos são apaixonantes - sim, amo bugigangas. 



Fiz um tour por todos os cantinhos, antes de me render aos sabores que aqueles lindos expositores reservam aos clientes. 


A Vom Fass, franquia alemã, oferece azeites, vinagres, licores, grappas, destilados e especiarias a granel. O espaço possui ainda uma área para eventos envolvendo harmonizações de sabores. 



Se o desejo for apenas de um vinho e espumante, eles possuem rótulos bem interessantes. 


Podes provar as mais diversas misturas, escolher quais são mais apropriadas ao seu paladar, antes de escolher as embalagens e quantidades desejadas. O atendimento é espetacular, mega paciencioso e o tempo passa sem que a gente sinta. 




Provei apenas um azeite, um balsâmico com ameixa e licores de baunilha e de rosas. Pulei as grappas, mas não me furtei de deixar meu olfato brincar com as possibilidades. 




Escolhidos os sabores da vez, pois a malinha de mão já estava com a lotação esgotada, fui viajar por entre os vidros, garrafas e pequenas botijas. 



Como a venda é feita a granel, as embalagens a partir de 100ml são vendidas em separado. Escolhes a que melhor atende aos seus interesses - praticidade, tamanho e beleza - e depois a vendedora preenche com os sabores escolhidos. 



Azeites, com limão siciliano e alho, além de um licor suave de baunilha. Essas foram as comprinhas da vez. Só? Não, antes de escolher os sabores, escolhi as embalagens, claro. Uma garrafinha com rolha de 250ml e vidrinhos casados mimosos (aqueles que um encaixa sobre a tampa do outro). 

As embalagens vendidas são retornáveis e ganhas um manual explicativo de como higienizá-las antes da próxima compra. Bom, eu como gosto de juntar vidrinhos e outros, sempre esquecerei de levar os meus.


Cada qual saiu com seus sabores, entre azeites, grappas e balsâmicos. Ainda na loja, as gulosas, já foram relatando como pretendiam usá-los: balsâmicos com queijos, torradinhas com azeite, sobre o salmão....

Sabe aquele amigo metido a chef, que está sempre na cozinha inventando delicias?  Pois é, lugar ideal para comprar presentes para ele. 


Os sabores me ganharam? Claro, mas não serão só eles que farão com que retorne. O lugar é convidativo, é lúdico escolher entre sabores diversos, acondicionar em recipientes lindos, além de ser uma festa para os sentidos. 


Curto encontrar esses lugares pelo mundo, mas sempre fico um pouco chateada quando os encontro muito distantes de casa, pois fico desanimada em carregá-los. Dessa vez estavam ali, tão perto de casa. 

Saí da Vom Fass levando os perfumes captados pelo olfato já armazenados na minha memória afetiva de São Paulo. 



8 comentários

  1. Já estou com água na boca! Azeites aromatizados são deliciosos com pão quentinho ! Esse cantinho deve ser demais, SP sempre surpreende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais legal, Lilian, é a possibilidade de compras a granel. Já tínhamos visto no exterior, mas por aqui não. Poder adquirir variações em pequenas porções é uma maravilha, especialmente para quem é só e tudo fica, fica, até vencer. Amei! BjO!!

      Excluir
  2. Bom receber um dica gaúcha da nossa cidade! rs Já tenho que levar o Coiso lá (é doido por azeites)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina então, se eu que nem sou lá tão fã assim, pirei? Já estou pensando nos demais que trarei e nos balsâmicos, que dessa vez não trouxe - o de ameixa é delicioso!!! BjO!!

      Excluir
  3. Nossa amei aqui em casa temos dois metidos à chef, eu e meu marido, estamos sempre inventando muita coisa boa, eu iria adorar esse lugar, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah, tinham uns sabores bem diferentes, mesmo. Um empreendimento diferenciado. BjO!

      Excluir
  4. Minha filha ficou doida com o catálogo dos azeites aromatizados. O balsâmico que abri é uma delícia. Encontrar vocês é conhecer a própria cidade. Venham sempre. Prometo não nos perdermos mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha!!! Se perder passeando com os amigos é sempre delicia. Ainda não abri os meus azeites, mas o farei nessa semana. terei que voltar, pois me arrependi de não comprar o balsâmico de ameixa. BjO!!!

      Excluir

Para o Topo