Porto Alegre em 50 Sabores: GastroPub da Colônia, o Cuca Haus.


Há tempos era convidada para conhecer um lugarzinho diferente, mas permanecia na minha zona de conforto, variando entre a região central da cidade, Moinhos e Zona Sul. Ontem topei rodar até o bairro Santana, aqui do ladinho, para conhecer o tal intitulado GastroPub da Colônia, o Cuca Haus.


Casinha simpática, numa rua residencial, com decoração simples, charmosa e um atendimento gentil. O que mais precisaria para ser perfeito? Um cardápio com opções bem ao gosto dessa blogueira que, no fundo, não gosta muito de inovações.


Sabia que a especialidade da casa eram as Cucas. Cucas? Sim, aquele misto entre pão e bolo, típico da colônia alemã e tão comum na Serra Gaúcha. Até aí tudo certo, adoro cucas: docinhas, com aquela farofa irresistível por cima e, se tiver uvas ou bananas fatiadas, o melhor acompanhamento para um chá preto. Espiem elas aí, no balcão, prontas para serem levadas para casa.


Qual o receio, então? É que fomos jantar! Na entrada a imagem de um porco já anunciava que a carne suína seria uma das vedetes da noite.


Como aquele pãozinho doce poderia combinar com o salgado dos lanches propostos? Combinando, acreditem.

Escolhemos um hambúrguer misto de linguiças, no pão de cuca, acompanhado de alface americana, cebola roxa, gergelim preto e um molho de gorgonzola com curry.


Conseguem imaginar minha cara de desconfiada, enquanto lia o cardápio e fazia a escolha que me parecia menos insólita? Resolvi que o melhor era pedirmos apenas um lanche, para partilharmos. Enquanto a cozinha fervia preparando os pedidos, fiquei espiando as mesas ao redor, com pratos variados e absolutamente bem servidos. A travessa de pedaços de cuca com linguiça me pareceu dos deuses.

E cá está nosso lanchinho, com a típica farofinha de cuca o recobrindo.


Irmãmente divido, cortei o primeiro pedaço e trouxe o garfo junto ao rosto, para poder sentir o aroma. Exalava um perfume que era um misto de temperos com aquele cheirinho característico de cuca recém saída do forno. Mesmo não sendo adepta da mistura de sabores doces e salgados, me deixei mergulhar naquela nova experiência. Os sabores se complementam com perfeição, interagem e se harmonizam.  


Enquanto escolhia o lanche, como a leitura não estava me cativando, já fui dando uma conferida nas sobremesas, claro. Uma olhada rápida e ela já estava eleita: apfeistrudel.

Seguimos a indicação da casa de fazer o pedido da sobremesa junto com o lanche, pois ela é preparada na hora e de forma individual. Meus olhos brilharam, quis ela sozinha, sem sorvete, pois desejei conhecer seu sabor, sem interferências.


Quando estávamos terminando o jantar a sobremesa chegou fumegante e deixando o aroma doce no ar. Bonitinha, coberta por muito açúcar de confeiteiro e inteira. Nada de fatias retiradas de uma torta: ela era única, exclusiva e isso parecia perfeito.


Apfeistrudel é uma sobremesa bastante comum por essas bandas, um sabor disseminado pela colônia alemã e que casou muito bem com o paladar dos gaúchos. Posso assegurar que é minha velha conhecida e que já tive a oportunidade de prová-la muitas e muitas vezes, pelo mundo. Alguma surpresa, além da forma como foi servida? Muitas!

Massa macia e sem crocâncias exageradas, recheio generoso, morninho e com a fruta numa textura perfeita. Uma delicia. Ainda que não tivesse curtido o lanche, e curti, voltaria apenas pela sobremesa.


Essa foi uma forma espetacular de conhecer mais um sabor para se somar aos 50 Sabores de Porto Alegre. Fui surpreendida pelo conceito e pelos sabores. Voltarei.


Informações:

Cuca Haus - Gastro Pub da Colônia
De terça a sexta, das 17 às 24h.
Sábados das 15 às 24h.
Rua São Luiz, nº 1101.
Santana - Porto Alegre.





2 comentários

  1. Hum adorei sou fã de misturar doces com salgados, pena que meu marido não pode, por ser diabético, mas e esse apfeistrudel aí deveria estar divino, comi um no Le Jardim em Gramado e era tudo de bom, bah que dica boa essa, valeu!

    ResponderExcluir

Para o Topo