Aldeia do Papai Noel: residência de férias do Bom Velhinho.



Por mais que possamos amar rodar, viajar, voar, um dia todos acabamos querendo um cantinho, uma casinha com varanda, um jardim, para descansar, esticar as pernas e relaxar. Pensaram que com Papai Noel seria diferente? 

O velhinho curte rodar o mundo com seu trenó repleto de presentes, ficar pulando pelos telhados e chaminés, se esgueirando por entre as grades dos edifícios, aproveitar uma voltinha nos elevadores sempre que possível, mas quando o ciclo acaba é hora de descansar, de repor as energias até o próximo Natal. 


E onde Papai Noel escolheu para curtir seus períodos de férias, enquanto a maioria de seus fiéis Elfos trabalham na Lapônia? Pois o encontramos em Gramado, numa casinha linda - um tanto bagunçada, já que Mamãe Noel estava viajando. Por lá ele passa temporadas, na companhia de suas simpáticas Renas Voadoras - Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago e de alguns ajudantes. 

Queria um lugar espaçoso, pois necessita guardar o trenó, receber os Bonecos de Neve, abrigar os Elfos que lhe visitam (que são muitos), ter campos por onde pastem as Renas... Acho que por essa razão escolheu o Parque Knnor, no Centro de Gramado. 


O Parque Knorr é uma área magnifica, verde, com a primeira casa em estilo Bávaro da Região das Hortências - construída em 1940. Cada detalhe foi sonhado por Oscar Knorr, que construiu uma infinidade de alamedas, caminhos por onde sua esposa cadeirante podia acessar todas as áreas da propriedade. Um pouco da história da família se mistura as histórias do novo morador, o atual proprietário do parque, Papai Noel. A casa, a área das miniaturas...




  

O dia de nossa visita estava úmido, com um tanto de cerração, mas fomos aproveitando as atrações como se fossemos crianças, o que não é surpreendente se considerar que estávamos na Aldeia do Papai Noel


Logo na entrada encontramos um salão com espelhos, lugar mais do que apropriado para a pagação de mico geral - confesso que estava tão alegrinha que a Ná conseguiu fazer registros impublicáveis. Muitas risadas depois, nos encaminhamos ao Museu dos Brinquedos, um lugar genial, especialmente para os adultos que já possuem estrada para ter recordações, digamos assim. 


No Museu dos Brinquedos há a ponta-de-estoque da Fábrica de Natal, coisinhas que foram sobrando e que acabaram por ali, além de muitos presentes entregues por Papai Noel há anos e que foram doados para ilustrarem a história dos brinquedos ao longo das décadas. Uma delicia percorrer as vitrines, embora ache que poderiam aumentar o espaço e acomodar ainda mais recordações. 


Depois há uma sequência de atrações, como a Casa dos Ursos (onde os gigantes se movimentam sem parar) e a Fábrica de Brinquedos - sim, já que está por aqui Noel aproveita para fiscalizar os Elfos que o acompanham e que aproveitam para providenciar os brinquedos para as crianças da região. Com tanto espaço não haveria razões para trazer os brinquedos para os gaúchos, desde lá da Lapônia, não é mesmo? Otimização, é a palavra!! 






E a produção não pode parar... 




Bom, as Leis da Física impedem que Noel esteja em todas as Festas Natalinas e Shoppings pelo Mundo. Para tanto há seus fiéis seguidores, muitos Papais e Mamães Noéis que, após receberem festivo treinamento, saem por aí alegrando as comunidades. Não disse que Noel precisava de espaço? Pois bem, contruíu um espaçoso Alojamento, onde todo mês de novembro recebe uma centena desses ajudantes por alguns dias. Já viram que fofura as caminhas onde ficam hospedados?? 




Perfeito, mas onde está o Papai Noel, que ainda não vi? Já estava ansiosa, pensando enquanto caminhava... Um Elfo avisou que deveria passar o Monorail (que naquele sábado estava sendo consertado), seguir a trilha do Jardim dos Elfos, que ao final encontraria a Casa onde ele estaria descansando. Disseram para não fazer barulho, pois poderia estar dormindo. Lá fomos...
  


Pena que não pudemos usar o Monorail, pois a vista do Parque e do Vale do Quilombo devem ser espetaculares. 


Seguimos pelo Jardim, fazendo uma pose aqui e outra ali com os Elfos, procurando aqueles que se escondem por entre as folhagens, até que avistamos a simpática casinha. 



Fomos chegando com passos leves, até que o Bom Velhinho abriu um sorrisão, Noel nos esperava. Sorrisos, abraços e beijos depois, fomos convidadas a conhecer as dependências da casa, os hábitos de seu morador, enquanto outro grupo já se aproximava. Embora esteja em férias, Noel não tem sossego.


Nossas crianças internas afloraram, fomos curtindo todos os detalhes da casa, do mobiliário, objetos - tudo. 







Nunca tinha pensado que Noel toma banho, nunca!! Já estávamos na segunda voltinha quando uma menininha começou a pular na porta do banheiro: "papai, papai, Papai Noel toma banho!!!". Bom, não fui a única a ser surpreendida pela informação! 




Depois de um último abraço de despedida, nos dirigimos ao jardim e fomos curtindo os pequenos detalhes da casa e do entorno. Começamos espiando os cabritinhos que descansavam nos fundos da casa, passamos pela casinha da lenha....





Péra aí, mas cadê o Rodolfo?? Queria ver a Rena do Nariz Vermelho. Não estava lá o safado, havia ido dar uma voltinha com outras quatro companheiras - vai ver estavam tomando um chocolate quente, lá pela Velha Bruxa. Mas as outras quatro estavam passeando por lá, embora o humor estivesse um tanto quanto questionável. Emburradinhas as meninas, isso sim! Bom, resolvemos perturbar no horário de relaxamento...



Lá no inicio, na entrada da Casa dos Ursos, há uma caixa cheia de plaquinhas de madeira e algumas canetas. Elas são as Plaquinhas dos Desejos. Quem curte a brincadeira, escreve na plaquinha seus desejos e as carrega até depois da Morada das Renas, onde está a exuberante Árvore dos Desejos. E como há desejos pendurados naquela árvore e em todo seu entorno. Sabem os cadeados do amor? Pois bem, lá temos placas com toda a sorte de desejos penduradas nas grades, nos postes de iluminação, esparramadas pelo chão e em todos os galhos da árvore - ao menos onde as mãos dos visitantes alcançam. 



  
Já viram adultos virarem crianças? Nada é mais belo e encantador. Fazer uma criança acreditar naquele mundo de fantasias é fácil, mas adultos de todas as idades? Noel consegue, basta dar uma paradinha e ler as plaquinhas, tantos e tantos desejos de Felicidade, Paz, Amor, Prosperidade e Saúde... Também deixamos nossos pedidos, uma plaquinha conjunta e outras para pessoas amadas, acreditando que Desejos e Sonhos também transformam a Vida. 




Precisava mais alguma coisa para dizer que a tarde tinha sido maravilhosa? Mais dois micos, claro. Primeiro, medir o tamanho de nossos abraços - o meu além de fofo é grande! E um abraço nos Bonecos de Neve, enquanto se toma um delicioso banho de sabão, ops, digo, de flocos de neve. 




Se recomendo a visita? Se consegues se entregar para o Sonho, consegues viver um pouco o Encantamento de uma história infantil, então o parque é um ótimo lugar para passares minutos deliciosos. Não espere nada excepcional, tudo é simples. Não sei dizer quem estava curtindo mais, crianças ou adultos, mas arrisco dizer que os adultos eram bem menos críticos e bem mais sonhadores. Não quer pagar mico geral? Finja que está levando as crianças e se divirta! Uma última constatação: Noel concorda comigo!! 



Maiores informações sobre o único Parque Natalino do Brasil, acesse o site da Aldeia do Papai Noel!


4 comentários

  1. Paula,
    Adorei esta viagem ao país dos sonhos! O Pai Natal (ou Papai Noel no Brasil) é uma figura insubstituível da nossa infância e participa da magia das festas!
    Gostei muito do Medidor de Abraços :)
    Beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curtimos muito o medidor, tiramos fotos, foi muito divertido!!! BjO, querida!!

      Excluir
  2. Amei o post. Que texto gostoso de se ler Paula. parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Estou planejando a viagem com meus pequenos e o seu post me deu uma vontade de que chegue logo!!!

    ResponderExcluir

Para o Topo