Magnólia - Cine Gastrô Bar: uma delicia vintage, em Canela!





Um dia estava navegando nas redes, procurando novidades, postagens dos amigos quando encontrei um post da Alexandra, no Café Viagem. Antes mesmo de ler, caí de amores pela foto de um fogão retrô, semelhante ao que tínhamos em casa na minha infância - aqueles com abinhas laterais. Devorei o texto e joguei a informação no bloco de notas. Depois daquele dia estive em duas oportunidades em Canela, mas não consegui conhecê-lo, até esse sábado.

Gente, paixão resume meu sentimento: Magnólia, Cine Gastrô Bar.



Depois da postagem da Alexandra, vi circularem outras fotos da parte retrô da decoração, mas imaginei um pequeno café, cheio de charme. Só ao estacionar o carro junto ao portão de acesso foi que percebi a importância e o intuito do empreendimento. A decoração ganhou rapidamente outro sentido, passei a percebê-la em outro contexto.

O Magnólia se encontra estabelecido numa linda construção dos anos cinquenta, daquelas bem típicas, com acesso para veículos em meia lua, jardim, construção na parte alta do terreno e grandes janelas que nos permitem espiar o jogo de luzes em seu interior e doa aos clientes as luzes da cidade.


Fomos ao final da tarde, logo após o inicio dos trabalhos, o que nos proporcionou um atendimento vip, cheio de detalhes e histórias. Não imaginávamos que o Magnólia fosse muito mais que um bar, é restaurante e cine pub. Voltaremos para jantar e curtir a noite.


Fizemos um tour guiado por todas as instalações, antes de aproveitarmos um chopp gelado com deliciosos petiscos, no bar. Antes, Ligia nos levou por todos os cantinhos, com uma conversa agradável, sem pressa. A menina vale por uma agência inteira de publicidade - olho nela, é muito talentosa.

Sou uma apaixonada por objetos antigos, coleciono alguns e, em segundos, identifiquei taças idênticas as que minha mãe ganhou entre os presentes de casamento, lá por 64 - para cerveja, cada qual de uma cor. As pequenas xícaras no armário ficariam lindas na minha coleção de "pequenas juntadoras de pó", claro. 


O liquidificador e fogão da minha infância, que ficaram apenas na memória – apesar que nosso liquidificador acredito fosse ainda anterior, com o copo de vidro. E a Frigidaire?? Só quem viveu entre os anos 50-70 entende o que significa, né?




O secador de cabelos e seus acessórios, na maleta original, é idêntico ao que temos em casa.


Uma peça me encantou e se a venda estivesse, já seria minha: um bar com rodízios. Embora pareça uma peça simples, pelos pés deve ser da década de 50, com espaço para taças e garrafa, o design é especial. A menina percebeu meu imenso interesse e fez questão de demonstrar seu funcionamento - ao fecharmos as abas laterais, a prateleira que sustenta taças e garrafa baixa em direção ao fundo do móvel, permitindo que as abas se transformem na tampa da caixa. Fechado parece um móvel qualquer, protegendo as bebidas da luminosidade e as taças do pó.


Mas vocês pensam que essa casa não tem dono? Ah, tem! Magnólia está por ali, papeando com a prima e observando quem chega e curte seus objetos. Linda a garota, não?


Ainda no térreo uma área para eventos, maravilhosa, com acesso ao jardim.



Como se não fosse suficiente, fomos levadas ao segundo piso daquela linda construção. Peças amplas, lindamente decoradas, um bar imponente, móveis espetaculares e uma lareira magnifica dão o tom dos ambientes. Acho que o restaurante se encontra dividido em três salões: o central e mais amplo com predomínio da cor cereja, o da lareira com suas cadeiras Luis XV e poltronas em veludo vermelho e espaldar alto, além de um lateral, contemporâneo.




O piso em parquet segue o estilo vintage, se apresentando marchetado na escadaria. E uma linda eletrola nos aguardava no topo da escadaria.


O ambiente do bar é um charme, num composè de cores e estilos, com papel de parede belíssimo, mesas altas, sofás e poltronas. O barman gentil, com uma conversa agradável e profissionalmente muito habilidoso.



As maiores surpresas do ambiente superior ainda estavam longe dos nossos olhos. O banheiro vintage, com louças "rosa choque", azulejos verdes e um "chambre em matelassê" pendurado que me trouxe ótimas recordações.


No canto ao fundo o último ambiente e o mais importante - Cine Ideal. Pequeno e charmoso, com sessões ao longo da semana - na agenda de setembro, Festival Almodovar. Uma grande tela, sofás, recamier e poltronas espalhadas pelo ambiente, em degraus acarpetados. Sem sessões aos sábados, apenas um DVD musical rolando no telão.





Para que os pequenos permitam que os pais curtam sua programação, uma brinquedoteca, com recreacionista.


Andei por aqueles ambientes, curtimos o bar e ao longo de todo tempo só conseguia pensar em como o empreendimento foi concebido, de forma integrada, aproveitando todos os espaços com ambientes que se interligam e complementam.

A linha retrô está disseminada pelos ambientes, em composição com a arquitetura dos anos 50, mas fundida com elementos contemporâneos. Integração é o principal conceito.

Já num início de noite, fomos brindadas com os efeitos da iluminação, com toques especiais e que diferenciam os ambientes. Globos iluminados, contemporâneos e vintage, proporcionam efeitos de luzes e sombras.


A casa possui uma chef - Roberta, que dizem ser talentosa, o que fará com que voltemos para um jantar. Nos agradou muito o cardápio, com elementos típicos do Estado em composições com ingredientes de outras culturas, apresentados com um tanto de sofisticação. O cardápio de drinks me pareceu diferenciado, levando nomes como de Fellini, mas não é muito minha praia. Os preços não assustam, nada fora do comum em relação aqueles com estrutura semelhante na região. Quando percebo as palavrinhas pimenta e limão dando toque especial nas receitas, já fico curiosa - um pouco de calor e de acidez, sem medo. 

Fora a programação normal, a casa promove eventos diferenciados, como Brunch ou Jantares de Harmonização. Aos finais de semana som nas mãos de DJs, com muito vinil e pitadas de jazz. Verifique a agenda de eventos. 

O café só confirma minha tese de que tudo que é bom, pode melhorar. Ele é o novo empreendimento dos proprietários do Empório Canela, o queridinho da cidade.

Retornar, a única conjugação que me ocorre!

O Magnólia lhe espera na rua Dona Carlinda, n• 255, não muito distante da Catedral de Pedra de Canela.

7 comentários

  1. Respostas
    1. Que bom, querida. Você foi a responsável por eu conhecer essa joia! BjO e obrigada!!

      Excluir
  2. Que má-xi-mo esse lugar. Que chato, Paula, agora vou ter que voltar para Gramado e Canela, viu? rs. Beijos, parabéns pela descoberta, amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu fui no final da tarde, tenho que retornar para curtir a noite!!! hahahaaa!!!! Viajantes sempre encontram razões para o retorno, não? BjO!!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Precisam planejar um finde por aqui, para levarmos vocês para conhecer!!! BjO!!

      Excluir
  4. Amei o lugar,vamos visitar,com certeza.
    Sou bem mais velha que você mas conheci a eletrola,[já tinha me esquecido do nome] a geladeira com pinguim em cima,ou estou vendo demais ? Esse banheiro com louça de cor foi um must na época.beijocas Lilian

    ResponderExcluir

Para o Topo