Princesa dos Vales: uma refeição num giro e um passeio por Veranópolis.



O Mascaron - Restaurante Giratório, é o único do Brasil e está situado na Torre Mirante da Serra, na entrada da cidade de Veranópolis, a Princesa dos Vales e Terra da Longevidade, na Serra Gaúcha.


Sobre a torre, numa altura a partir do solo de 80 metros, é um importante atrativo turístico e proporciona aos visitantes uma visão panorâmica do entorno, que inclui as cidades de Cotiporã, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e a própria Veranópolis. Dizem que no jantar a vista panorâmica, iluminada, é ainda mais bela. 


As mesas ficam todas na área livre, giratória. Recebemos a informação de que o tempo normal médio para um giro completo é de 2 horas, mas observamos que nossa estada durou aproximadamente 1h40min e foi suficiente para que voltássemos ao ponto inicial.  Na primeira parte do percurso nem percebíamos o movimento, mas depois ele se mostrou mais acelerado. 

 


O Giratório funciona de terça a domingo no horário do almoço e, sextas e sábados, no jantar. Embora haja um cardápio para pratos à la carte, o forte da casa é o Rodizio de Comida Italiana. Inclua aí a sopa de capeletti, costelinha suína, galeto assado e a (maravilhosa) salada de radicce com bacon. 


Pelo que percebi, a maioria não se importa com o movimento ao longo da refeição, fotografam, analisam a vista, comentam e não demonstram qualquer incomodo com isso. Eu, que tenho labirintite, sofri um pouquinho com o movimento. Mas, nem por isso, deixei de aproveitar a visão panorâmica. - um tanto nublada na tarde de inverno. 



O acesso ao local se dá por uso de elevador panorâmico, que leva aos andares do restaurante e dos sanitários. Para o acesso ao terraço, onde há lunetas para observação, a acessibilidade é restrita, pois o interessado dependerá de subir dois lances de escadas. 

O terraço, parte fixa da estrutura, proporciona uma visão ampla tanto das cidades do estorno, como sobre a Serra do Rio das Antas. Há duas lunetas para uso livre dos interessados, sem qualquer cobrança e com a indicação das cidades para melhor geolocalização. 


Situado em Veranópolis, disponibiliza aos visitantes muitos dos encantos da Serra Gaúcha. Ao ladinho de Bento Gonçalves e Garibaldi, está na Rota dos Vinhos e Espumantes, bem como, para quem sobe em direção a Marau, na Rota da Salamaria (salames e queijos) - logo, em meio a uma infinidade de vinícolas e pequenos comércios, repletos de produtos típicos e ligados a colonização italiana, polonesa e alemã. Mais alguns quilômetros se chega em Farroupilha, um dos pólos de produção de malhas da região. 


Nem só de boa mesa são feitos os percursos da Serra, há muito de arquitetura tipica e de belezas centenárias absolutamente preservadas. Entretanto, a chuva fina atrapalhou a exploração das belezas arquitetônicas de Veranópolis. Como estávamos apenas fazendo uma parada em meio ao percurso que nos levaria até Passo Fundo, não tivemos como esperar que ela passasse. Aproveitamos apenas para conhecer a Igreja Matriz. 


A Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga, se mostra como uma construção sóbria, apenas. Mas ao entrarmos, ela é generosa em seu jogo de luzes e cores, nos recebeu com seus ladrilhos hidráulicos encantadores e com a simpatia do pároco. Em estilo gótico, foi construída no tempo do Império, a partir de projeto de Vitorino Zani. 




No horário da sesta, éramos as únicas a contemplar aquele lugar. Cumprimos nosso ritual católico e fomos observar os detalhes, fotografar os vitrais, passeando livremente. Estávamos a papear e fotografar quando um senhor muito simpático chegou, fechando seu grande guarda-chuva e já perguntando se tínhamos gostado, se era linda ou não. Era o pároco que, feliz com nosso encantamento, resolveu iluminar o interior para que pudéssemos observar melhor os detalhes. Bom, desculpa para mais uma dezena de imagens, pelo menos, além de muito papo no restante do percurso. 



E a beleza dos vitrais? Dá uma espiadinha aí...






Para quem vem de longe visitar a região de Bento Gonçalves e suas vinícolas - Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra, uma esticadinha pelas estradas da região é sempre recomendável. Todas as cidades estão praticamente interligadas, com forte atuação comercial às margens da estrada, locais onde se pode ver muito da cultura italiana, alemã e polonesa, fazer compras e curtir a arquitetura.  Por essa razão a importância, se possível, de contar com um veiculo para os deslocamentos. 

A Casa Bucco foi a escolhida para uma paradinha antes de chegarmos em Veranópolis, quando ainda estávamos no município de Bento. Negócio familiar de imigrantes vindos de Udne (Itália), possuem na propriedade uma pequena loja onde comercializam a produção de vinhos, doces e cachaças artesanais - além de cremes produzidos a partir do vinho que são maravilhosos (uma sacolinha cheia deles veio habitar a Capital, claro). 


Após deixarmos Veranópolis, já em direção a Passo Fundo, fizemos uma última parada na Cantina da Terra, no município de Marau. Local pequeno e rústico, já na rota das Salamarias, comercializa salames, queijos, vinhos e diversas qualidades de suco de uva - objeto de nosso desejo. Além da aquisição de garrafas dos deliciosos sucos de uva (os de uvas brancas são muito refrescantes, recomendo), ainda aproveitamos para adquirir chapéus Marcatto com ótimos preços (fabricados em Jaraguá do Sul/SC possuem modelos lindos, leves, charmosos e que caíram na preferência da dupla há mais de uma década). 





E, entre Bento e Veranópolis, uma paradinha para fotografar a ponte pêncil Ernesto Dornelles e, após, mais uma para curtir a vista proporcionada pelo Belvedere do Espigão - ambas paradas relacionadas ao Vale do Rio das Antas. 

 

*as imagens foram feitas com a Sofia (nossa nova companheira de aventuras), mas ainda estamos em fase de adaptação. 

4 comentários

  1. Não teria coragem, também tenho labirintite, fortissima. Você referiu que ficou apenas um pouco incomodada, mas nem me imagino. Agora, deve ser delicioso almoçar e a vista ir mudando constantemente. Beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Lindo post, Paula! Se tiver tempo, vou incluir no meu roteiro!.
    Vou pra Gramado em breve novamente! :)
    Beijos
    Karla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É diferente. Ideal para quem perambula pelo Vale dos Vinhedos. BjO!!

      Excluir

Para o Topo