Serra Gaúcha em aconchego, perfumes e sabores: Don Ramon Pousada e Spa.



A cada ano a Serra Gaúcha é invadida por mais e mais turistas, de todos os cantos. Embora a rede hoteleria tenha se expandido e aperfeiçoado, na alta temporada pode não ser tão simples encontrar uma boa acomodação disponível. E isso ocorreu conosco na última semana, pois como residimos pertinho, a vontade bate a qualquer momento e nem sempre planejamos e efetuamos reservas com antecedência. O desejo inicial era por Gramado, uma hospedagem bem central, charmosinha, que pudéssemos deixar o carro na garagem e caminhar pelo entorno, visitar as lojas, bares e restaurantes. Com  apenas quatro dias de antecedência? Impossível. 

Perderíamos de curtir a Serra? Claro que não. Para esses momentos temos a simpática Canela, ao ladinho de Gramado e que sempre nos recebeu de braços e portas abertas. O diferencial seria precisar do carro para os deslocamentos. Mas não é que a pequena também estava com sua capacidade hoteleira quase esgotada. De nada serviu minha listinha de opções. Encontrei algumas possibilidades, todas desconhecidas, então puxei minha lista de exigências e fui conferir o que cada uma delas oferecia. 


Minhas exigências? Fácil acesso - não desejava aquelas mais distantes, em estradas interioranas. Suite aconchegante, com aquecimento e, se possível, com lareira. Por último, se tivesse um charme para um final-de-semana especial, melhor. 

Procura daqui, procura dalí e surge um site simpático, o da Don Ramon Pousada e Spa Relaxante



Imediatamente analisei as opções - estavam disponíveis apenas duas suítes. Curti a descrição dos espaços e as possibilidades. Todo o procedimento de reserva pode ser feito diretamente pelo site, inclusive com a aquisição de serviços extras, mimos, etc. Cada suite recebe o nome de um aroma de chá e assim, a escolha possível foi pela Camomila! 


A idéia de um Spa Relaxante está por todos os cantinhos, desde o cuidado com os ambientes de uso comum e suítes, até nos serviços oferecidos e horários de check-in e check-out. 


O horário de check-in é a partir das 12 horas, mas só conseguimos chegar as 17 horas. Mas os horários são o primeiro diferencial do local. Havendo possibilidade, o check-in pode ser antecipado. Agora o que mais curtimos foi o horário de check-out, que pode se dar até as 18 horas - então nada de correria para deixar a casa, podendo tomar seu café-da-manhã no salão, confortavelmente, até as 11 horas, agendar terapias no Spa Holgar D'Alma e só depois pensar em deixar o local. 


O Spa oferece um menu vasto de opções, passando pelos Banhos - vinoterapia, gourmet, energizante e Terapias Corporais - reflexoterapia, drenagem linfática e neckmassage. Para quem curte Spa, são muitas opções, inclusive algumas arroladas como rituais - Massagem D'alma, e outras como experiências - Magia do Sião. Para quem não está hospedado, há a opção do Spa Day. 

A localização, embora não seja central, é maravilhosa. Está nos primeiros metros da Estrada do Caracol, aquela existente entre Gramado e Canela. Então, a Don Ramon dista 3Km de Gramado e, apenas, 1,5Km do centrinho de Canela. Está junto a outros estabelecimentos, numa área de muito verde, tranquila, para dias de serenidade e silêncio. 

A casa é gostosa, com ambientes mega aconchegantes e bem aquecidos. As suítes, com exceção da Hortelã, ficam nos dois pavimentos superiores, acessados por uma escada - fora a opção Hortelã, as demais não são próprias para pessoas com capacidade de locomoção reduzida. 


A Camomila é uma delicinha, com lareira (também conta com calefação e split) e banheira de hidro. Além do cuidado interno, a janela se abre para a mata. Ao chegarmos ela já se encontrava aquecida, perfumada, com a lenha disposta na lareira, bastando apenas acender o fogo (o que fizemos no retorno do jantar), além sermos recebidas com deliciosos bolinhos de canela e um chá, no aroma da suite. 






Para quem está numa vibe ecológica, não podemos deixar de citar que se trata do Primeiro Spa Sustentável do Brasil, título emitido de acordo com as normas da ABNT. Além da postura sustentável aplicada no empreendimento, os hóspedes são convidados a manterem práticas de acordo com o trabalho desenvolvido. Há lixeiras espalhadas pelas áreas de uso comum, trabalham com compostagem, manutenção de horta orgânica, reuso de água e armazenamento das águas naturais, entre outras iniciativas. 

A equipe de atendimento, além de acolhedora, se mostra atenciosa e prestativa em todos os momentos. Simpáticos e bem treinados. Inclusive, é de referir, que o estabelecimento é certificado pela Abrat - Associação Brasileira de Turismo GLS. 

O que mais dizer? O café-da-manhã estava ótimo, cheio de delicias da terra, produtos coloniais e um setor light (não para mim, claro). Embora eu seja adepta de um suco e rua, curti tomar o suco, comer um pão colonial, uma cuca e, ainda, um docinho logo pela manhã!!!! Sucos naturais maravilhosos, além de um chá quentinho antes de irmos explorar as redondezas. 





Se nada lhe convenceu, imagine essa lareira maravilhosa na suite e uma noite fria. Convenci? Isso é Canela, em cores e aromas. 



Todas as informações e serviços oferecidos estão no site: Don Ramon.




5 comentários

  1. Gostei!
    Na última vez que estive em Gramado tive a maior dificuldade em encontrar hospedagem na época do Natal luz. Reservei uma pousada pelo booking mas fiquei muito decepcionada. A localização era maravilhosa mas as instalações eram horríveis.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca cheguei a ficar decepcionada, mas sei que é bem complicado. E no frio, como fomos, não tem como errar, questão de sobrevivência!!! BjO!!

      Excluir

Para o Topo