O retorno: regressar das férias também é muito bom!



Sou daquelas que ama viajar, planejar, escolher destinos, hotéis, detalhes. Mas, definitivamente, não sofro de depressão pós-viagem - amo regressar. E acabo de retornar de minhas férias anuais, cheia de belas imagens e com o coração feliz. 

Aos poucos, muitas das histórias vividas ao longo de mais de vinte dias chegarão por aqui, na medida da inspiração. Sempre preciso de alguns dias para que o que vi e vivi ganhe letras, ganhe o Mundo. Loucuras de quem escreve só por prazer, acredito. Então resolvi desenhar aqui nosso roteiro, que ganhou contornos diversos daqueles traçados antes de partirmos, que ganhou Vida, se fez único e nos fez felizes ao longo de todo o trajeto. Foram dias especiais, sem dúvida. 

Analisando, vejo que não cometemos erros, enganos. Talvez tivesse tirado um dia de uma cidade para jogar em outra, mas nada necessário. Alguns lugares para mim foi "vi, está visto", outros retornarei, com certeza. Outras cidades, ainda, já eram figurinhas carimbadas e que, tão certo quanto, serão ainda muitas vezes carimbadas em meu passaporte. 

Nosso roteiro para "Europa 2014" foi o seguinte: 

Voo direito POA/Lisboa, para uma, já imaginada, agradável tarde de domingo perambulando por ruas lisboetas e por nossos cantinhos preferidos. Ainda de madrugada, uma passadinha pelo aeroporto para um voo que nos levaria à cidade-luz, Paris, para uma estadia rápida. 

Paris era uma parada com muitos sentidos, muitos além do que as letras podem narrar, mas um período sem compromissos, para "flanar" pelas ruas. Ops, minto - havia um único compromisso na agenda: a visita aos "Jardins de Monet", ali pertinho. Dias intensos, emocionais. 

Mais um voo e chegamos numa noite linda em Veneza. Mesmo tarde, andamos por aquelas ruas, passamos suas pontes, antes de nos darmos por vencidas, tomadas pelo cansaço. Novo dia, muitos destinos. Para estadias curtas, com programação intensa, melhor objetivar e partir, no caso rumo a Murano e Burano - comunidades lindas, aproveitadas ao máximo, lugares onde o colorido invade a vida, dá cores aos sentimentos. 

De Veneza partimos num trem rumo a Firenze, uma viagem agradabilíssima, com lindas paisagens. E chegamos a cidade que mais amei dessa feita e, para onde, um dia regressarei. Dias de muitas e muitas caminhadas - dez, doze horas pelas ruas, museus e galerias, muitas vezes sem rumo - conversando e fotografando. E como conversamos por aquelas ruas. Aqui os dias foram insuficientes ou, por outra, me faltou perna para melhor aproveitá-los. Mas, mesmo com pouco tempo para aquele lindo lugar, abrimos um espacinho e partimos para um dia lindo entre Pisa e Lucca. Lucca, que linda cidade, que aconchegante.  Hora de pegarmos o carro e partirmos - mas isso foi difícil em vista do primeiro, único e grande perrengue da viagem, aff!!!! 

Motorizadas: finalmente partimos para a etapa que sabíamos que curtiríamos muito, pois adoramos rodar, parar, rodar. No roteiro uma série de belas cidades, cantinhos italianos que jamais imaginávamos que poderiam ser tão belos. A partir desse momento as cidades se multiplicaram no roteiro. 

Primeiro a queridinha do planejado, outro lugar onde o tempo poderia se multiplicar, não para ver além do visto, mas para rever, curtir, caminhar, caminhar e fotografar nas noites e madrugadas: San Gimignano. 

De San Gimignano partimos para nossa hospedagem em Siena. Mas, pelo caminho, as surpresas se multiplicavam e as paradas também: Colle di Val D'Elsa, Belvedere e Monteriggioni. 

E chegamos a Siena, para dias hospedadas na zona histórica, por entre as muralhas. Confesso, a cidade não me cativou. Mas aproveitei muito o tempo, caminhei por todos os cantinhos e ladeirões daquele lugar, os dias e noites foram intensos. Há lindos afrescos por lá. Próximo destino? Montalcino. Mas, entre um e outro, mais surpresas. 

Rodando pelas estradas, fomos parando de acordo com as indicações das placas, não havia nada planejado. Assim, entraram no roteiro Monteroni D'Arbia e a grande surpresa, linda e simpática, Buonconvento. 

Chegamos a Montalcino e de cara já enfrentamos uma caminhadinha, a procura do Hotel. Mapa em mãos, hora de colocar o carro na garagem e partir para explorar a cidade. Dias de muitas caminhadas, muito vinho e de rodar pelos arredores - sistema bate-e-volta. Nos planos a indicação de uma querida amiga, Pienza, além de Montepulciano. A surpresa? San Quirico d'Orcia. 

Domingo de Páscoa, saímos cedinho, a tempo de chegarmos em Assis e dividirmos com tantos peregrinos os caminhos pelas terras de São Francisco. Uma Páscoa especial. Paradinha rápida, em menos de um dia partíamos para nossos últimos e insuficientes dias em Roma - uma vida seria pouco para Roma! 

Para nós Roma era uma cidade sem roteiro. Não queríamos mais fazer visitas culturais, nada. Chegamos para caminhar, curtir nossos cantinhos já eleitos, dobrar ruas sem rumo, permitir ser surpreendidas. E assim fizemos, curtirmos a região da Piazza di Spagna (nosso lugar naquela cidade), caminhamos para a direita, para a esquerda, fizemos compras, curtimos a culinária local e nos despedimos com um "até breve". 

Nesse momento da viagem estávamos realizadas, poderíamos regressar felizes. Mas voo direito para Porto Alegre? Só de Lisboa, minha amada Lisboa. Mais dois dias por lá, um compromisso em Fátima e casa - o ciclo se fechou, com chave de ouro. Opa, opa: falei que o perrengue da viagem tinha sido o carro? Esqueci dos aviões, dos mecânicos, dos (da falta) freios... mas isso já são outras histórias, chegamos em casa na madrugada do último domingo!!! 

Hum, e como é bom regressar com o coração cheio de amor, de novas cores, de muitas histórias e com saudades da Vida - sim, minha Vida está nessa linda e interiorana Capital. A partir de agora, depois de cumprir os compromissos profissionais acumulados em minha ausência, conto com a inspiração para trazer para essa Casa um pouco das lindas histórias vividas nesse período. 

Como costumo pensar, sempre, viagens são janelas que abrimos para o Mundo nos invadir, nos nutrir, para que possamos seguir nosso caminho, com mais cores e alegrias. A viagem cumpriu seu objetivo. 






6 comentários

  1. Paula, que lindo ver e saber de detalhes de tua viagem e sem dúvida, foi maravilhosa,ligares muito lindos e que valem sempre! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Esperando as histórias, tim tim por tim tim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegarão, assim que tiver tempo de dar umas três respiradas por aqui! BjO!!

      Excluir
  3. Sofro de depressão pós viagem crônica! Lendo esse post eu comecei a viajar no interior da Itália e senti uma saudade louca de Florença.
    Aguardo as cenas dos próximos capítulos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Comigo funciona assim: antes de viajar, não vejo a hora de partir; nos dois últimos dias das férias, não vejo a hora de regressar. Se há exceção a regra? Claro - destino praia. Volta feliz, mas sempre vou junto ao Mar me despedir no último minuto, sempre parto com o coração apertado. Quando vou me aproximando de casa, sempre tenho a sensação que tinha na infância, que os cheiros começam a ficar familiares.... uma delicia! Louca, querida. Haha!! BjO!

      Excluir

Para o Topo