Forno Alegre! Ops, Porto Alegre, tchê!!



O que dizer dessa pequena Capital com 40 graus (os termômetros de rua mostram até 47º), na sombra?? Uma delicia, com céu muito azul, sol brilhando e o ar-condicionado bombando, claro. Bom, mas a idéia desse post surgiu pela demanda de indagações acerca das condições para quem deseja visitar a cidade nesse período de férias de verão, uma vez que as noticias veiculadas dão conta de que estamos no Inferno, ao que parece. Mas nem é para tanto, tudo é tão subjetivo, não é mesmo?


Antes de explicar como funciona o clima, por essas bandas do Sul, já respondo a indagação com uma afirmação sonora: sim, dá para visitar a Capital dos Gaúchos, mesmo com 40º, bastando para tanto um pouco de coragem (hahaha)!! 

O Rio Grande do Sul possui as estações razoavelmente bem delimitadas, sendo bastante previsível o clima que será encontrado de acordo com a época do ano. Porto Alegre, especificamente, possui um diferencial: não é tão fria quanto as demais cidades do Estado no inverno, mas é imbatível em matéria de calor no verão. 



De maio a setembro temos as estações mais frias, quando a cerração/neblina castiga os viajantes matutinos, com dias que vão do cinza ao azul, mas sempre frios e com o Minuano soprando, insistentemente. Não conhece o Minuano? Nem queira, ventinho enjoado, por vezes poderoso e sempre, sempre, muito frio, congelante. Mas maio é um mês sui generis, pois nele ocorre o fenômeno carinhosamente apelidado de verãozinho de maio ou veranico, uma delicia. Depois de dias ou semanas de frio, quando todos puxamos casacos e cobertores e nos fantasiamos feito bonecos de neve, do nada, há dias ensolarados, quentes, onde todos correm para aproveitar aquela bermuda do verão pela última vez até setembro. Mas ele nunca avisa quando chegará ao longo do mês e, assim como nos surpreende, nos abandona e aí o frio se instala. Para quem tem pavor ao inverno como eu, começa a contagem regressiva até a Primavera. Dias frios e noites congelantes, de roupas muito quentes e de curtir o clima europeu. Para mim? Deveria durar exatas duas semanas, tempo mais que suficiente para curtir tudo o que posso gostar dessa estação: pinhão, um bom vinho, fondue, uma lareira e um final-de-semana na Serra Gaúcha. E deu!! Mas nem tudo é como achamos que devia ser, não? Pois bem, o frio perdura até setembro. Ah, por aqui não há os nem tão modernos sistemas de calefação, então capriche nos modelitos, pois só eles lhe salvarão de jantar, fazer compras ou qualquer outra atividade tremelicando de frio. Sabe aquelas lareiras maravilhosas? Pois é, salvo por alguns empreendimentos, elas estão quase todas espalhadas pelo interior do Estado. 

E setembro chega, trazendo a estação mais linda do ano, mais colorida, mais animada por essas terras. Depois de meses "encarangados", os gaúchos se soltam, tiram de sobre os ombros os pesados casacos, as ruas ganham vida, sons e novos tons, tons de cores vivas nas roupas e de sorrisos largos. Minha estação!! Estação das Paineiras, dos Ipês coloridos e dos centenários Jacarandás nos brindarem com suas lindas flores. Bom, se você ainda não entendeu, essa é a estação para se visitar a Cidade. Dias claros, de temperatura amena, próprios para caminhadas e para curtir o maravilhoso por-do-sol ao final das tardes junto a usina do gasômetro ou em Ipanema (sim, POA também tem sua Ipanema, só não se anime d+!!). Época de lotar as mesas dos bares, por sob as copas das árvores, em bairros boêmios como a Cidade Baixa, Moinhos de Vento e Ipanema. Época de barulho, onde os sons das gargalhadas ecoam, fogem pelas janelas e ganham às ruas. 


Finalmente, chegamos na estação que deu origem à essa postagem: o temido Verão do porto-alegrense. Assustado? Não há motivos - hahaha!!! Nessa estação a cidade faz valer seu apelido, carinhoso, de Forno Alegre. Dá para imaginar as razões? Não, não é pelas elevadas temperaturas, pois essas encontramos em diversos lugares do Brasil. Aí está o nosso diferencial, a soma da umidade com temperaturas elevadas, que dão origem a um fenômeno muito nosso, que "cozinha" como se estivessemos num forno. E, muito mais do que o abafamento, o fenômeno causa reações adversas em muitas pessoas, a pressão despenca, os hospitais lotam (desidratação, problemas respiratórios, todos os "ites" - sinusites, bronquites, faringites, rinites, etc) e é preciso muito cuidado. Não é impeditivo para uma visitinha, mas os cuidados devem ser redobrados: evitar exposição ao sol, hidratar-se constantemente, usar roupas leves e adequadas (chapéu ou boné, inclusive), não descuidar do protetor solar e evitar alimentos pesados e gordurosos (deixe aquele "espeto corrido" para o jantar). Então, se o verão é sua única oportunidade de visitar essa Capital interiorana, aproveite locais refrigerados ou fresquinhos, curta os museus, galerias e outras atrações históricas, deixe para caminhar pelas ruas no inicio das manhãs ou ao final das tardes - por aqui anoitece às 21h. Curta o famoso por-do-sol, tomando uma água geladinha (para quem gosta há água-de-coco a venda nas imediações da Usina do Gasômetro e em Ipanema), pedale no inicio das noites aproveitando as bikes de aluguel espalhadas pela cidade. Durante o dia, dê preferência para deslocamentos motorizados, os ônibus e lotações são refrigerados e limpos, os táxis trabalham com o ar-condicionado sempre a pleno vapor. 


Alguém que tem vontade deixa de visitar a Índia devido ao calor? E outros lugares? Não, né. E por aqui no verão as ruas estão tranquilas, pois todos fugiram para o litoral - sim, temos o fenômeno do "veraneio", pois ao longo das demais estações o litoral gaúcho fica às moscas. 


O alerta: se você tem intolerância ao calor, se suas "ites" são expressivas, não venha. Escolha estações de temperaturas mais amenas. Senão, seja bem-vindo! 

Alguma dúvida? Espero por vocês!! 




3 comentários

  1. Opa! Tá pleiteando uma vaga na Secretaria de Turismo? ;-)
    O texto está perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Paula !!!!!!

    Passando por aqui para deixar o meu
    Abraço e carinho, ao mesmo tempo,
    Deleitar-me com a beleza de seu Blogue
    E conteúdos, como também, desejar-lhe
    Um lindo domingo e fim de semana
    Maravilhoso, com muita Paz, Luz, Amor
    E felicidade em seu coração!
    Beijos de luz !!!!!!!!

    POETA CIGANO – 26/01/2014

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    ResponderExcluir

Para o Topo