Há um novo "ninho de corujas" em Porto Alegre!

Esse post foi um pedido de uma pessoa especial e que anda nutrindo uma paixão de primavera por simpáticas Corujas que habitam a Capital dos Gaúchos! 

Não sou a única porto-alegrense (de adoção e coração) apaixonada por Primaveras. Por sermos um Estado com estações do ano mais ou menos definidas, após meses de frio, casacos pesados e cores sóbrias, com a chegada dos primeiros raios de Sol invadimos as ruas, os parques e, especialmente, os bares para  um maravilhoso happy hour. A cidade ganha vida a partir das 18 horas, ganhamos as ruas, a alegria é percebida nas gargalhadas que se ouvem ao longe - nada mais do silêncio constrangedor das noites frias, agora substituído pela luz do Sol proporcionada pelo horário de verão (sim, anoitece lá pelas 21 horas) e pelas mesas ao ar livre.  

E o que fazer nessa cidade? Opções infinitas, em todos os bairros, por todos os cantos. Mas tem uma que está arrebatando os corações: o Solar da Coruja. 


Há anos foi lançada a Cerveja Coruja, fabricada então de forma absolutamente artesanal, ganhou sua casa em Porto Alegre: a Toca da Coruja. A Toca, como todos a conhecemos, é um simpático bar no bairro boêmio da cidade, na Cidade Baixa - o bairro da minha infância e pelo qual nutro um carinho mais que especial, do qual conheço as pedras dos caminhos. Numa esquina da rua Lima e Silva instalou-se o primeiro ninho de Corujas da Capital e lá se encontra, pequenino, firme e forte, com mesas na calçada, sob as árvores. Mas os apaixonados queriam mais e o empreendedorismo de seus proprietários presentearam os fãs com um novo espaço nessa primavera, que ao que parece chegou para ficar, para se consolidar com uma opção perene na cidade. 

O Solar da Coruja instalou seu ninho num lindo casarão no Centro Histórico, na rua Riachuelo. O espaço se divide em ambientes interno e externo e com uma parte superior onde está o Museu da Cerveja, com exposições e onde haverá cursos e outros eventos interativos. O prédio é um detalhe que se soma ao empreendimento - construído em 1906 foi tombado, mantendo especialmente suas características externas bastante preservadas. Instalado numa zona residencial sofre com certas restrições de horário, deixando de servir as geladas lá pelas 22 horas. Então, se está a fim de visitar o Ninho das Corujas e aproveitar seus sabores, chegue cedo.





Bom, preciso dizer que adotamos a novidade como nosso point? Andamos batendo ponto por lá, inclusive eu que não bebo uma gotinha da bebida carro chefe da casa. Mas sou ótima companhia, ao que dizem!!!! Já temos até mesa preferida na área externa!!! E olha aí o famoso Ninho das Corujas: 


Diariamente está disponível a cerveja, em garrafas de 1 litro, já tradicionais. As opções de chopp por sua vez são restritas, sendo oferecido a cada dia uma opção, diferentemente do que se vê na Toca. Mas se você como eu quer participar da festa e não é adepto do álcool, a coca-cola está sempre esplendorosamente gelada - tudo bem, para os naturebas tem água também, é claro! 


O cardápio é simpático, com três opções de sanduba - só provei dois, o outro é muito "selvagem" para meu paladar (misturar chimia - aquele docinho que alguns chamam de geléia por aí, com salame?!!), mas testemunhei muitos elogios à ele, vá saber!!! E no calorão do Forno Alegre, nada melhor que um brownie com sorvete de sobremesa, não é mesmo? 

Começamos a perceber que a casa será adotada por seus frequentadores, pois já identificamos uns aos outros na chegada, sem contar que os garçons começam a decorar os nomes.... aff, sinal dos tempos! 


E aí, a fim de curtir a novidade dessa pequena Capital? Passa lá na Rua Riachuelo, nº 525 e não se esqueça que eles batem os portões às 22 horas! O estacionamento é fácil, na rua mesmo e, por hora, sem flanelinhas (não garanto por quantos dias)! 

* imagens de divulgação surrupiadas de: https://www.facebook.com/SolarCoruja




4 comentários

  1. Já experimentei essa cerveja, é muito boa, mas dizem que tem umas opções diferentes também e que não são vendidas por aqui. Indo ao Porto precisarei visitar esse lugar, que parece lindo. Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia, como disse no texto, não bebo. Então não posso opinar sobre a Coruja, em si. Mas o pessoal que conheço tem preferências variadas, há desde aqueles que gostam do chopp mais suave, até os que vão de Coice - uma cerveja que vem numa garrafinha menor e que dizem derruba mesmo!!!! Eles tem umas tiragens especiais. Abraços.

      Excluir
  2. Paula, que bela descrição deste lugar aconchegante. Estive apenas uma vez no solar, mas o seu texto, repleto de sensibilidade, me permitiu (re)conhecê-lo e (re)visatá-lo. Muito obrigada! Uma opção maravilhosa para estes dias de calor. O melhor de tudo é poder contar sempre com as melhores companhias e aproveitar a leveza que um fim de tarde alegre pode nos proporcionar. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betinha, sempre carinhosa!!! Hum, gostei das "melhores companhias"!!! Beijo, querida!

      Excluir

Para o Topo