Parque Farroupilha: Recanto Oriental e outros caminhos.


O pulmão verde da Capital dos gaúchos, uma área de 40 hectares na região central da cidade, é intimamente chamada apenas de Redenção. Ponto de encontro tradicional, reúne em suas alamedas grupos, caminhantes, esportistas, entre outros. É o local que acolhe toda gente. 

Área originalmente fora dos limites da cidade, acabou tornando-se centro de seu desenvolvimento urbanístico e palco das mais diversas manifestações sociais, políticas e artísticas vividas por seu povo. Uma das manifestações populares mais transformadoras do ponto de vista social e político deu origem a alcunha Redenção. Os Campos da Redenção remontam ao ano de 1884, quando um forte movimento tomou sua área e alcançou a libertação dos escravos gaúchos, quatro anos antes da Abolição da Escravatura no Brasil. 

Ao longo de pouco mais de duzentos anos muitos edifícios públicos ocuparam parte da área original do parque, onde se estabeleceram o atual Colégio Militar, Escola de Engenharia e a Escola de Medicina, até ser finalmente tombado e ter seus limites marcados em definitivo. 


Em 1927 teve inicio o ajardinamento efetivo das alamedas, a construção de lagos e espelhos d'água  culminando com a construção de jardins temáticos. Em 1941 foi construído o jardim intitulado Recanto Oriental.




Esse Recanto em meio ao verde, a direita de quem acessa o parque a partir do Monumento ao Expedicionário, é um local para meditação. Formado em torno de um lago em forma de dragão, possui pequenos pontilhões em forma de semi arcos, uma escultura na forma do vulcão Fuji-Yama, além de um Pagode onde se encontra uma escultura de Buda. Com sua estrutura bastante comprometida pela manutenção insuficiente e por atos de vandalismo, recebeu trabalhos de restauro e foi novamente entregue a população em 2013. 




Restaurado é um convite a visitação. O Pagode onde se encontra a estátua de Buda é o centro das atenções dos visitantes - pena que as famílias permitam que suas crianças subam no suporte da estátua do Buda para brincadeiras e fotografias. 



No entorno do Pagode temos Colunas, Esculturas, Luminárias e um pequeno Taquaral, dando o clima Oriental ao Jardim. 


O Lago que circunda a área, em forma de Dragão e cheio de tartarugas, faz a alegria da criançada. E para apaixonados por fotografias proporciona belas imagens refletivas. 


Proporcionando acesso ao Pagode, por sobre as águas do Lago do Dragão, temos pequenos, curvos e charmosos pontilhões. 


Completando o Jardim e proporcionando o acolhimento dos visitantes, há muitos bancos para o descanso, momentos de conversa e de interação com aquela área. 

Gostou? Parta dalí com a alma leve, dê uma caminhadinha e curta belas imagens junto ao Chafariz, ao longo Espelho D'água Central e chegue até o Lago dos Pedalinhos. Um conjunto para horas alegres. 






Nenhum comentário

Para o Topo