Se não tiver Neve, serve Queijos, Espumantes e muito Vinho?




Todos andam enlouquecidos com a Neve do Rio Grande do Sul. Pois bem, sabemos ser passageira, mas com ocorrências previstas para os próximos dias ainda. Então, para quem não reservou hotelaria em Gramado e Canela, o que resta fazer? O que acham de esperar pelos simpáticos floquinhos curtindo uma festa regada com muito vinho e saboreando toda a sorte de queijos? Se gostou da idéia a cidade eleita será Carlos Barbosa.


Aos finais-de-semana está acontecendo a FestiQueijo na cidade da Serra Gaúcha, ali pertinho de Garibaldi e Bento Gonçalves. Estivemos curtindo a festa no último sábado, vale a pena o passeio. E ainda dá para dar uma esticadinha e curtir os Caminhos de Pedra ou o Vale dos Vinhedos. 


Você sobe a serra curtindo aquela infinidade de curvas do caminho, belos vales, paisagens européias e quando está ficando com fome chega na acolhedora cidade. E ali, bem no centro, ao lado da Igreja e pertinho da antiga estação de trens, começa a ouvir uma bandinha germânica tocando - basta ir aonde o povo está.  


A FestiQueijo já está na 24ª edição e acontece no salão paroquial, na Praça Central - a capacidade máxima é de 1.600 pessoas aproximadamente, o que é rigorosamente controlado. Você compra o ingresso e ao acessar o espaço do evento pode usufruir de tudo o que é oferecido, sem qualquer custo adicional. Não são vendidos produtos no local. 


Na compra do ingresso, se você não for criança, estudante ou idoso, você pagará R$ 78,00 (setenta e oito reais). De posse de seu colorido ingresso, passa no balcão e se apossa de seus novos e importantes pertences: uma taça do evento e um simpático garfinho!! E depois? Bora curtir a festa!!


Embora o salão não seja muito amplo, é suficiente para a capacidade indicada. Muito organizado e limpo - não se podia esperar menos de uma festa na Serra Gaúcha, não é mesmo? Não há erro. 

Em toda a volta estão montados stands com degustação de queijos - de todas as qualidades imagináveis, o paraíso para quem gosta da iguaria, vinhos, muito suco de uva e espumantes das vinícolas gaúchas.








Pensam que é só isso? E lá gaúcho fica beliscando queijinho sem um tempero mais forte, mais quente? Há muita linguiça da colônia frita ou assada na hora, fumegantes. Além de salames, pães, bolos, polenta frita, etc... etc... etc...  




De sobremesa, aceita um iogurte ou um negrinho de panela?! 



Como não bebo, dou prejuízo no suco de uva. E para quem não passará a noite, beber também fica proibitivo, então foi apenas nosso almoço de sábado. 

E a alegria do povo? Imaginem se o povo já é festeiro, regado a vinho como fica? E somado a isso uma bandinha tocando sem parar? É um tal de beber, cair e levantar.... 




No salão se vê de tudo e o divertimento está exatamente em curtir os acontecimentos. Há trenzinhos embalados a  vinho, muita dança, alegria. É um carnaval de salão, no frio, a base de música germânica e regado a vinho e espumantes. Festa de interior.






7 comentários

  1. Nooooossssaaa! Eu amo linguiçaaa! Confesso que deu água na boca! E aquela mesa de queijos, deu pra perceber pelas fotos que foi tudo muito lindo e delicioso! Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que não tem fotos das duas estações centrais, com muita polenta com queijo, linguiça e salsichão assados. Foi bastante divertido! Obrigada, abraço.

      Excluir
  2. Que delícia! Eu não posso ir nessa festa, tenho intolerância a lactose e AMO LOUCAMENTE queijos. Seria a perdição total pra mim. :P
    Passei por aí em 2010 visitando Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Nova Petrópolis, etc... a região é muito bacana. E achei curioso que a serra de Nova Petrópolis é mesmo parecida com a daqui, Petrópolis RJ. D. Pedro estava certo. :)
    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah!!! Eu, nem gosto - das injustiças da Vida. Esse roteiro serrano é lindo. Eu como não gosto tanto do frio assim, prefiro a região no inicio da Primavera, mas curto as festas dessa época! Abraços, querida!

      Excluir
  3. Menina, que farra gastronômica, hein?
    Tem todos os anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ToDoS!! A Serra Gaúcha já é por excelência uma farra gastronômica, em qualquer estação do ano, mas essas festas são insuperáveis!! Só delicias... Abraços!!

      Excluir
  4. Aaahh,deu água na boca,quero morar ai... é bom pra morar e trabalhar?

    ResponderExcluir

Para o Topo