LISBOA: uma visita a Fernando Pessoa


 
O café A Brasileira é um ícone de Lisboa. Situado no Largo do Chiado, na rua Garret, nº 120 – com uma parada do elétrico a poucos metros e às portas da estação de metrô Baixa-Chiado, é um ponto de encontro de residentes e turistas.
Fundado em 1905 por Adriano Telles, um português que regressava do Brasil. Para dar força a sua idéia inicial, vender o café importado de Minas Gerais, passou a oferecer para cada cliente que adquirisse um quilo do pó uma bica de café, algo semelhante a um cafezinho expresso. E assim captou clientela, sobreviveu as crises econômicas, se firmou como um ponto turístico e hoje suas mesas estão sempre abarrotadas de turistas ávidos por seus cafés e quitutes.
Embora esteja instalado num antigo casarão, estreito e um tanto acanhado, é possível avistá-lo a distância graças a estátua de Fernando Pessoa que permanece em frente ao estabelecimento comercial. Frequentador do estabelecimento, Fernando Pessoa foi eternizado e diariamente sai em fotografias de turistas do Mundo inteiro, que sentam junto a sua estátua numa mesinha de bar.

 
O interior do estabelecimento é de grande beleza, permanece com seus traços arquitetônicos e decorativos preservados ao longo de mais de um século.



 
O atendimento não é o mais célere, mas é compreensível em vista do grande fluxo de clientes. Não é fácil conseguir uma mesa e, após estar sentado, há de se ter paciência para que o pedido seja entregue. Para quem senta nas mesas externas, o pagamento se dá no momento em que o pedido é servido – assim, você saboreia seu lanchinho e pode partir, sem delongas.
 
 

Bem localizado, merece uma visita, nem que seja para um rápido café e algumas fotografias.

 
 

Um comentário

  1. É, tem que se ter um pouco de paciência com o serviço mesmo. Mas sempre temos oportunidade de observar as pessoas apressadas que passam, imaginar onde vão, o que fazem, etc. E claro, dar dois dedos de conversa ao nosso grande Fernando Pessoa :)
    Beijinho, querida mochileira
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    P.S. Só temos como seguir o seu blog no G+?

    ResponderExcluir

Para o Topo