ROMA - BARTOLUCCI: L'arte Italiana di Lavorare in Legno


Roma é uma cidade, antes de tudo – antes de suas ruínas famosas, de suas fontes, de sua arquitetura. É uma cidade que além de ser um Museu a céu aberto, de possuir os Monumentos mais visitados do Mundo ao longo dos séculos, possui muitos artistas e eles estão espalhados pelas ruas, por galerias, pela vida da cidade. Há música no metrô, há pintores pelas piazzas, há artesões pelas feiras.
Como já referi em outro post, ao visitar a cidade não possuía um roteiro organizado, sabia apenas que não poderia deixar de visitar algumas atrações conhecidas e imperdíveis. O restante do tempo usaríamos para perambular pelas ruas, pois tudo é lindo.
Em uma manhã, andando pela Via Lungotevere Marzio resolvemos entrar em algumas ruas e travessas próximas, já partindo em direção ao Pantheon. Ao chegarmos nas proximidades da  Via dei Pastini meus olhos foram atraídos pelo colorido e pela beleza do artesanato de uma loja, para onde nos dirigimos.
Havíamos encontrado a Fábrica de Brinquedos do Geppetto!!! Não propriamente é claro, mas foi essa a sensação. Estávamos na BARTOLUCCI – L’arte Italiana di Lavorare in Legno.



A tradição da família Bartolucci remonta da década de 1940, quando fabricavam acordeões. Após a guerra, com o fortalecimento de instrumentos elétricos e com as dificuldades de adaptação, encerram a atividade. Passadas algumas décadas, Francesco filho de Mateus Bartolucci, inicia a fabricação de brinquedos em madeira em 1975 e funda em 1981 a atual empresa, produzindo artesanalmente seus produtos e os vendendo em feiras. Já na década de 1990 alcança reconhecimento, exportando seus produtos e abrindo a primeira loja, em Urbino. Daí para frente houve grande expansão, tendo seus produtos recebido o reconhecimento de “atividade artística”.  Muitos anos e muitos prêmios após, hoje é uma empresa forte, que multiplica empregos e distribui belezas pelo Mundo.


Ao entrar na pequena loja o adulto volta a ser criança. No tempo que lá permanecemos, a maioria dos visitantes eram adultos, todos maravilhados com os produtos de cores vivas, fortes. Toda a produção é artesanal e feita exclusivamente em madeira. Percebemos o fascínio que os objetos produzem, tanto nós como um casal idoso percorríamos o espaço aos sorrisos, fazendo comentários, relembrando a infância. Todo isso acompanhado de muitos clics.

Se nossas malas já não estivessem abarrotadas, certamente teríamos adquirido mais objetos. Mas como não somos estivadoras para carregarmos tantos quilos, acabamos nos contentando com pequenas lembranças. A mais significativa não foi para nós, trouxemos uma pequena placa com o nome gravado na hora para darmos de presente para nosso sócio, que esperava ansioso o nascimento de Vicenzo.
Toda a produção é artesanal e em madeira.
Eles possuem uma infinidade de peças expostas, de diversos gêneros. De tudo o que vimos destaco dois elementos como os principais: Pinóquios (Pinocchio) e Relógios (Orologi).
Os Pinóquios se apresentam em formas e dimensões diversas, além de sua imagem estar estampada em diversos elementos decorativos, desde placas, até pequenos chaveiros e outros. O boneco articulado é produzido em carvalho, em quarenta e uma partes que lhe proporcionam uma infinidade de movimentos. São lindos, coloridos e nos remetem a infância. Para mim vi meu personagem da infância sair daquele livro antigo e surrado pelo tempo, direito para minhas mãos.


Tão lindos quanto os bonecos são os relógios.  De parede, de mesa, a maioria movendo os olhos, de todos os tamanhos. Segundo o artesão são esses que os fizeram famosos e inimitáveis. Há relógios que movimentam os olhos e um pêndulo, de acordo com as badaladas. Outros apenas o pêndulo.
Fora os bonecos e relógios há outros objetos, como réguas, placas, chaveiros, cabideiros, móbiles, brasões, abajures, etc. São muitos os objetos decorativos expostos, todos em madeira e produzidos de forma artesanal.
Se desejares maiores informações sobre os artigos produzidos na Bartollucci, entre aqui. No site há vendas on line, com possibilidade de entrega no Brasil (mas o frete é salgadinho).
Leia também:

6 comentários

  1. Oi Paula!
    O melhor dessas viagens sem roteiro são esses achados... Linda a loja, adoro essas artes em madeira! Boa dica!
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo sair pelas ruas e ir encontrando pequenas belezas, não? O trabalho em madeira feito por eles é espetacular, muito detalhista. Abraços,
      Paula

      Excluir
  2. Uau!!! Que legal!! Sou apaixonada com o Pinocchio, li a versão original em italiano, já vi praticamente todas as versões feitas pra cinema e TV e acho a coisa mais legal do mundo brinquedos em madeira... Eu ia pirar nessa loja! Hehehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim, pois fiquei maravilhada, andando, olhando e curtindo os detalhes. A loja não é muito grande, mas tem muitas coisas lindas. Abraços!!
      Paula

      Excluir
  3. Muito Legal. Passei por essa lojinha agora esses dias. Demais. Pena que a mulher ficou com vergonha e não quis tirar minha foto com a cara no bonequinho do Pinóquio. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir

Para o Topo