ROMA: “Faça-se a Luz”


E no primeiro dia Deus disse:
“Faça-se a Luz, e a Luz se fez e dissipou as Trevas”.
Gênesis, 1

Na doutrina católica essa talvez seja uma das frases mais importantes acerca da Criação do Mundo, está lá em Gênesis. Milênios após, de outra forma é possível interpretá-la, já de forma contemporânea. Pois em Roma nós “demos a Luz” a pequena, simpática e gradeada Igreja de San Nicola dei Lorenesi.





Tínhamos poucos dias em Roma, então separamos algumas atrações imperdíveis – Praça de São Pedro, Museus do Vaticano, Pantheon, Coliseu, Palatino e outros para visitação. No restante do tempo, escolhemos passear pelas Piazzas, nos embretarmos pelas vielas, ruas e observarmos os monumentos e construções, pois Roma é um Museu a céu aberto. Em nossas caminhadas nos deparamos com uma infinidade de Igrejas e Capelas, onde dávamos uma pequena parada, observávamos e seguíamos nosso percurso. Assim encontramos a pequena Igreja de San Nicola dei Lorenesi, em frente a de Santa Maria Dell’Anima – mais conhecida.
Num final de manhã de outono me deparo com uma Igreja escura, com as grades fechadas. Junto a entrada um “simpático” sistema de cobrança. Desejas observar o interior da Igreja, através das grades? Em caso afirmativo, deposite uma moedinha de 0,50€ na máquina e as luzes se acenderão por um determinado lapso de tempo.
E eu, depositei? Claro, não podia deixar de colaborar com o pagamento da conta de luz, não é mesmo?!! Confesso que somente o fiz de raiva, pois nunca tinha visto tantas Igrejas com as portas fechadas para turistas ávidos por conhecê-las. Não teria como retornar aquele lugar, sequer naquele momento sabíamos exatamente onde estávamos, pois caminhávamos sem roteiro e sem rumo, só observando e fotografando. Era tão pouco acolhedor ver tantas Igrejas fechadas, muitas com informativos dizendo que abririam somente ao final do dia para missas, etc. Como conhecê-las? Somente se permanecêssemos por muitos e muitos dias, o que não fazia parte de nossa programação. Tudo bem, já havia pago para entrar em uma Igreja antes. Mas jamais havia pago para ficar na calçada.
Assim, de uma forma simbólica, milhares de anos depois “Fiz a Luz”.
Confesso que ainda hoje não sei se gostei do que vi, mas aproveitei o curto espaço em que o interior da Igreja se manteve iluminado para fotografá-la, pois naquele momento minha raiva não me permitia apreciá-la. Hoje vejo que era de grande beleza. Assim, uma pobre brasileira colaborou com o Vaticano no pagamento de sua conta de energia elétrica, bastante cara para alguns “preciosos” segundos.

Indo a Roma não deixe de visitá-la, pois assim você também terá a nobre oportunidade de colaborar com o Vaticano!

Visite também:

4 comentários

  1. Paulinha querida! Parabéns pelo belo post! Já dá pra viajar através de teu blog! Obrigada pelo carinho! Perdão pela ausência.... Estive afastada do blog por motivos/problemas pessoais e estou retornando esta semana....Tem post novo!
    Uma abençoada semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom revê-la por aqui. Obrigada e felicidades para você também, boa semana!! Abraços,
      Paula

      Excluir
  2. oiii! passando pra deixar um bj..obrigada pela participação no sorteio...quaseeeeee einh!!??kkkk..Bjsss e otima quarta!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi quase, quase... rsrs!!! Adorei participar, é sempre uma brincadeira para reuniar a galera dos blogs, é maravilhoso!! Abraços,
      Paula

      Excluir

Para o Topo