Na última noite em Barcelona fomos surpreendidas por um anúncio que nos intrigou, era uma Noite de Shopping em Barcelona? Desconhecíamos tal evento e fomos conferir.
A terceira edição do evento The Shopping Night Barcelona, organizado pela Associação de Amigos do Passeig de Gràcia, marcou a inauguração da iluminação natalina e da pista de patinação no gelo montada na Plaza de Catalunha. Os estabelecimentos comerciais abriram em horário extraordinário, das 20 horas à 1 hora da manhã. Mas não foi só isso.
 

Você se prepara para a viagem, coloca e tira as roupas da mala até imaginar que as escolhas estão apropriadas. Daí você fecha, levanta a mala e descobre que está pesada? Não há alternativa, abra e retire mais peças, que certamente não farão a menor falta. Finalizado? Então parta feliz e espere passar alguns dias...
Depois de uma semana de viagem pela Europa não possuíamos mais roupas intimas e calças limpas, pois as maniáticas por banho vão trocando, trocando até estarem com todas as peças usadas. Roupa intima dá para remediar lavando no banho, mas não dá para encarar o preço dos serviços de lavanderia oferecidos pela maioria dos hotéis, não é mesmo? Bom, estávamos em Barcelona e resolvemos partir para a lavanderia.
 
 
Primeiro buscamos informações, pois queríamos encontrar a mais próxima do Hotel e aí nossa primeira surpresa, estava ao lado, dobrando a esquina – logo, sem medo de sair puxando mala rua afora, levei todas as roupas para um banhinho perfumado.

 
Mais um Mercado chega para colorir o blog.
O Mercado San Miguel em Madrid é um ponto de encontro na cidade, que encanta por seus traços e por sua proposta gourmet.
Datado de 1916, fechou suas portas para reforma e reabriu em 2009, com uma nova proposta e um estilo contemporâneo e desde então se transformou num ponto de encontro em Madrid.



Roma é uma cidade, antes de tudo – antes de suas ruínas famosas, de suas fontes, de sua arquitetura. É uma cidade que além de ser um Museu a céu aberto, de possuir os Monumentos mais visitados do Mundo ao longo dos séculos, possui muitos artistas e eles estão espalhados pelas ruas, por galerias, pela vida da cidade. Há música no metrô, há pintores pelas piazzas, há artesões pelas feiras.
Como já referi em outro post, ao visitar a cidade não possuía um roteiro organizado, sabia apenas que não poderia deixar de visitar algumas atrações conhecidas e imperdíveis. O restante do tempo usaríamos para perambular pelas ruas, pois tudo é lindo.
Em uma manhã, andando pela Via Lungotevere Marzio resolvemos entrar em algumas ruas e travessas próximas, já partindo em direção ao Pantheon. Ao chegarmos nas proximidades da  Via dei Pastini meus olhos foram atraídos pelo colorido e pela beleza do artesanato de uma loja, para onde nos dirigimos.
Havíamos encontrado a Fábrica de Brinquedos do Geppetto!!! Não propriamente é claro, mas foi essa a sensação. Estávamos na BARTOLUCCI – L’arte Italiana di Lavorare in Legno.



E no primeiro dia Deus disse:
“Faça-se a Luz, e a Luz se fez e dissipou as Trevas”.
Gênesis, 1

Na doutrina católica essa talvez seja uma das frases mais importantes acerca da Criação do Mundo, está lá em Gênesis. Milênios após, de outra forma é possível interpretá-la, já de forma contemporânea. Pois em Roma nós “demos a Luz” a pequena, simpática e gradeada Igreja de San Nicola dei Lorenesi.


 
Os encantos da região histórica no Porto são muitos, constam de livros, sites e blogs. Andando por suas ruas, os ares da história te fazem viajar no tempo, sonhar com a vida de outrora.
 
O Porto é uma cidade para ser percorrida a pé, ser observada, ser sentida, ser vivenciada. Ali encontrei aquelas senhoras simples, religiosas e que caminham pelas ruas históricas como se o tempo não tivesse passado, bem como imaginava ao vê-las em tantas reportagens sobre a "terrinha". Há um sossego no ar, uma calma, um sentimento de ausência de pressa.
 
Tivemos pouquíssimo tempo no Porto, uma passadela para conhecer um pouco de seus encantos e seguir viagem. Mas caminhamos e caminhamos por suas ruas. Na caminhada matinal que fizemos no dia da partida, entre outros atrativos turísticos conhecemos a Catedral da Sé do Porto, linda, majestosa e com uma linda visão da cidade, de seu lado histórico e também, de seu lado contemporâneo. Saímos de lá para uma caminhada rumo ao Hotel.
 
 
Barcelona é uma cidade encantadora, tem inúmeros lugares de visitação obrigatória. Um desses lugares é o La Boqueria.
O Mercat de Saint Josep de La Boqueria (em catalão) é o primeiro Mercado de Barcelona, tendo sido inaugurado em 19/03/1840, dia de São José e no local onde funcionava o Convento em seu nome.
 
Situado nas Ramblas é muito frequentado pelos residentes, mas ainda mais pelos turistas. Se você necessita chegar por transporte público, desça na estação Metro Liceu.
Quando estava montando nosso roteirinho por Barcelona logo o coloquei na lista, uma vez que gosto de conhecer os mercados, sentir como o residente sente sua cidade e, especialmente, conhecer os hábitos alimentares dos locais. Então, malas no Hotel e já partimos para as Ramblas.
Como o Hotel escolhido estava bastante próximo do La Boqueria, logo o avistamos e, embora já estivesse encerrando suas atividades diárias, tivemos tempo para uma olhada geral e para comprarmos saladas de frutas, para um rápido lanche. Na manhã seguinte, como em todas as que estivemos em Barcelona, nos dirigimos até lá para o café da manhã, já que no Hotel não era servido.
Embaixo de uma grande estrutura de ferro, com vitrais em art nouveau, estão dispostas bancas que vendem de frutos do mar a especiarias.
 




Para o Topo