Quando fui procurar locais onde me hospedar em Madrid ao longo do mês de novembro/2012, segui os critérios expostos nesse post e não me arrependi. Li acerca dos pontos mais procurados pelos turistas (mais para ter um conhecimento maior da área), busquei possibilidades próximas (mas não exatamente na muvuca), uma área com possibilidades noturnas e logo cheguei a Plaza de Santa Ana, no charmoso bairro de Las Letras (também conhecido como Huertas). Ela está localizada a alguns metros da Calle de Atocha, próxima as estações de Metrô - especialmente Anton Martin, a poucos minutos a pé da  Plaza Puerta Del Sol, entre outros pontos turísticos. Possui diversos tipos de hospedagem em seu entorno, além de bares, restaurantes, mercados, lojas e farmácias. Na Plaza há pequena feira de artesanato, bares com música ao vivo e cervecerias, além do Teatro Español (sec XVII) e da estátua de Federico Garcia Lorca. Com a descoberta do local se deu a da hospedagem: Room Mate Alicia.



 
 


Ao planejarmos nossa viagem para os países ibéricos, decidimos que não lançaríamos mão do aluguel de veículos, como de costume, pois desejávamos aproveitar as paisagens e fazer um semi-mochilão (pois não viajamos muito leves e não poderíamos chamar nossa trip de mochilão). Foi uma ótima decisão, pois conseguimos aproveitar muito a viagem, sem a preocupação com o trânsito e estacionamentos, fazendo uso apenas de transporte público e vivenciando uma experiência bastante diferente de nosso dia-a-dia.
Em Lisboa e arredores utilizamos o Metrô, o Elétrico, o Aerobus, o Comboio, Autocarros e o Táxi.  Mas, principalmente, as pernas – se caminha muito em Lisboa, se o desejo é realmente conhecer a cidade e curtir o dia-a-dia da população.








Lisboa é uma cidade com meios de transporte públicos bem distribuídos e suficientes para a demanda, pelo menos no que se refere aos percursos turísticos por onde transitamos. Entre os meios de transporte disponíveis está o Metrô.

 
 A rede de distribuição do Metrô, apesar de simples, é bastante eficaz. Conta com vagões novos ou bem conservados e confortáveis. A interligação com os comboios e com ônibus da frota intermunicipal é de fácil acessibilidade. Mas para que o conjunto do transporte público satisfaça efetivamente as necessidades dos usuários é necessária uma infraestrutura capaz de receber o público, dar condições de mobilidade no interior das estações e conforto para os momentos de espera. Tudo isso encontramos no Metrô Lisboeta.


Nessa semana pegamos a estrada rumo ao litoral catarinense, para uns poucos dias, sem compromisso, sem reservas e apenas com o destino na cabeça. O destino escolhido havia sido a Guarda do Embaú.
Havíamos feito algumas ligações e verificamos que as pousadas possuiam hospedagem e optamos por não fazer de forma prévia, para que ao chegarmos pudessemos escolher o local mais agradável. Entretanto, ao chegarmos não gostamos de duas das três opções e a terceira estava com a lotação completa. Mas foi tranquilo, pois resolvemos retornar alguns quilômetros e ficarmos por Garopaba.
Ao chegarmos a Garopaba não possuiamos sequer uma indicação, além da Pousada Morro da Silveira Eco Village, onde já havíamos nos hospedado. Mas desejávamos algo novo, novas experiências e novas possibilidades. Puxamos na internet algumas opções e partimos para a Praia da Ferrugem. Com as pousadas lotadas, nos dirigimos a uma com vista para o mar e com uma suite com terraço disponível. Surpresa, não gostamos nada, nadinha do lugar - caro, mal conservado e com aspecto de pouca higiene. Isso foi suficiente para abrirmos mão da proximidade com o mar e irmos conhecer uma Pousada que havíamos avistado no caminho, no bairro da Palhocinha, entre o Centro e a Ferrugem - Pousada da Palhocinha.

Florianópolis é meu destino preferido nas férias, para onde me desloco entre amigos ou com a familia há anos. A Ilha possui muitas praias, podendo o visitante ficar se deslocando entre elas - quando o volume do trânsito permite, pois todas são bastante próximas, mas possuem diferenças marcantes entre si.
 
 
Nos últimos anos tenho me hospedado em Canasvieiras, pois costumo alugar imóveis no mesmo condominio, próximo ao mar, num espaço bastante tranquilo e um pouco afastado do centrinho e do setor hoteleiro. Minha preferência acabou se formando pelo fato de nessa praia termos atividades diversas, para o dia e a noite, com opções de bares e restaurantes e um comércio satisfatório - não há necessidade de à noite se deslocar em busca de movimento. Sua proximidade com Jurerê facilita o acesso aquela famosa praia, para um passeio ou para a badalação. Se encontra junto a Cachoeira do Bom  Jesus, onde me hospedava anteriormente, uma praia de águas calmas e mornas de grande beleza, mas com poucas opções noturnas.




Para o Topo