Oi, sou a Mochilinha Gaúcha
 

A criação do blog se deu meio ao acaso, pela vontade de não apenas buscar nos blogs informações e histórias, mas de partilhar e compartilhar, quem sabe fazer amigos entre pessoas com a mesma paixão e de lugares tão diferentes. Assim se deu e, em 18/07/2012, entrou no ar o Mochilinha Gaúcha.
 




E o sonho de Luciana é uma Miragem de beleza e cultura encravada na cidade de São Francisco de Paula – São Chico para os íntimos, na Serra Gaúcha.

Numa visita despretensiosa a cidade, apenas para um almoço de sábado, me deparo com um belo espaço cultural no Centro da pequena e simpática cidade – Livraria Miragem. Não se trata de uma simples livraria, mas de um sonho realizado de uma professora de história aposentada e amante dos animais: Luciana Olga Soares.



O complexo cultural (quase 2 mil metros quadrados na rua principal de uma cidade que conta com pouco mais de 20 mil habitantes), além da livraria, possui uma casa de chá, galeria para exposições e um centro cultural, todos interligados. Por lá anda Dona Luciana, uma senhora simpática e hospitaleira. Filha de pecuaristas, solteira e sem filhos, certamente deixará a Livraria como o fruto de sua existência, fará História. Pelo pouco que soube sobre Luciana é uma idealista, amante de cachorros, que mora na área rural e não possuí televisão.


 
O dia 20 de setembro é feriado estadual no Rio Grande do Sul, pois é a data na qual em 1835 a então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul declarou independência do Governo Imperial, tornando-se a República Rio-Grandense. Claro que isso não se deu sem uma Guerra, a Revolução Farroupilha.
Aquela que também é conhecida como a Guerra dos Farrapos tinha caráter republicano, sendo a precursora de todo um movimento dito separatista que se espalhou pelo Brasil, mas que na sua gênese desejava muito mais a formação de um Estado Republicano do que propriamente deixar de pertencer ao Brasil – havia um repúdio ao Império. O conflito político se dava entre o modelo liberal (que propunham uma maior autonomia das províncias) e o unitário sustentado pelo Império.


As praias do Cabo de Santo Agostinho ficam a aproximadamente 40Km de Recife, no litoral sul do Estado. O passeio foi feito em Catamarã, pela empresa Luck Tur.
 
 
Na fase inicial do passeio percorremos de Catamarã extensa área, avistando e recebendo informações das obras no Porto de Suape – inclusive das alterações do ponto de vista ecológico da área no entorno da barreira de corais e outros. Após percorremos uma área de mangue, onde podemos conhecer um pouco das peculiaridades daquela espécie de vegetação, da fauna e acerca da existência rara de cavalos marinhos. Essa primeira etapa do passeio foi bem instrutiva, pois o guia designado é professor de história, com um nível cultural bastante diferenciado – confesso que fiquei mal acostumada e depois dele sempre acho que não dou sorte com guias turísticos .
 

 
 



Para o Topo